Itapetinga decide pela continuidade dos Hagge e elege Eduardo Hagge novo prefeita de Itapetinga

 Família Hagge consolida no poder municipal após vitória de Eduardo Hagge a prefeito de Itapetinga.

Itapetinga decide pela continuidade dos Hagge e elege Eduardo Hagge novo prefeita de Itapetinga
Gabirabas comemoram vitória de Eduardo Hagge no Parque Poliesportivo da Lagoa.

Eleitores de Itapetinga foram às urnas neste domingo (6) e elegeram o novo prefeito que vai ocupar a prefeitura municipal até o final de 2028. O candidato que venceu as eleições municipais foi Eduardo Hagge (MDB), com 53,71% dos votos, e Alécio Chaves (PSB) ocupará o cargo de vice-prefeito. Além de Eduardo, outros dois candidatos disputaram o cargo.

Com 20.393 votos Eduardo Hagge se torna a terceira geração da família Hagge a ocupar cadeira de prefeito de Itapetinga na história do município, onde, deve encarar a partir de 1 de janeiro 2025, uma oposição unida e consolidada nas urnas e uma base opositora na Câmara de Itapetinga ferrenha.   

A eleição em Itapetinga foi marcada por um embate entre famílias políticas da cidade os Moura vs Hagge, em uma disputa acirrada desde início da campanha eleitoral com troca de acusações de fake News e muita baixaria nas redes sociais com ataques pessoais.

O fator da vitória de Eduardo Hagge nessa eleição se deve ao esforço pessoal do prefeito Rodrigo Hagge que mesmo enfrentando acusações de corrupção em seu governo municipal conseguiu o feito de levar o seu próprio tio ao comando da Prefeitura de Itapetinga.

Eduardo Hagge vence sua adversária Cida Moura (PSD) com uma frente de 3.407 votos em uma disputa com ajuda da máquina pública [Prefeitura] administra pelo sobrinho  Rodrigo Hagge que não poupa esforços na campanha de seu tio para elege-lo.

O novo prefeito de Itapetinga não deve ter vida fácil pela frente como nas gestões do seu sobrinho. Além de uma bancada opositora na Câmara de Vereadores consolidada nas ruas e hostil ainda terá que encarar as vozes opositoras das ruas de quase 17 mil votos. 

Resultado das urnas

De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cida Moura ficou em segundo lugar, com 16.986 votos. Veja o percentual e total de votos de cada candidato:

Eduardo Hagge (MDB) - 20.393 votos (53,71%);
Cida Moura (PSD) - 16.986 votos (43,73%);
Alfredo Cabral (Mobiliza) - 592 votos (1,56%).

Segundo TSE, foram 38.365 votos válidos, 892 votos nulos e 572 pessoas votaram em branco.