Éder Resende na mira da PF como líder da milícia ‘Zero’ de fazendeiros de Itapetinga

Éder Resende na mira da PF como líder da milícia ‘Zero’ de fazendeiros de Itapetinga

Presidente do Sindicato Rural de Itapetinga é alvo de investigações sobre lideres do Grupo Zero de fazendeiros após morte de líder indígena. 

Éder Resende na mira da PF como líder da milícia ‘Zero’ de fazendeiros de Itapetinga
Presidente do Sindicato Rural de Itapetinga Eder Resende suposto líder da Movimento Invasão Zero responsável pela morte de índia na região de Itapetinga

Fontes do governo da Bahia afirmam ao IDenuncias que a Polícia Federal começou monitorar as lideranças da milícia armada de ruralista em toda Bahia. Entrou na mira o empresário ruralista e presidente do Sindicato Rural de Itapetinga Eder Resende como um dos articuladores do movimento “Zero” na região.

De acordo com palacianos baianos, o foco das investigações sobre o assassinato da índia Pataxó da etnia Hã-hã-hãe, Fátima Muniz de Andrade, conhecida como Nega Pataxó desaguam sobre as lideranças do Movimento Invasão Zero, em especial, no sudoeste da Bahia na região de Itapetinga.

Fazendeiros de Itapetinga e região agiram como milicianos ao tentarem expulsar índios à bala
Fazendeiros de Itapetinga e região agiram como milicianos ao tentarem expulsar índios à bala (VEJA AQUI)

O foco da Policia Federal é nas lideranças do ‘Grupo Zero’ e seus armamentos de enfretamento contra invasores indígenas e do Movimento do Sem Terra (MST). Os primeiros alvos apontam para um fazendeiro de Ilhéus Luiz Uaquim e Dida Souza, filha de um ex-deputado. Em Itapetinga, o alvo das investigações é o pecuarista e empresário Eder Resende visto como um dos articuladores do movimento “Zero”.

Após repercussão da morte da indígena, Éder Resende se defendeu de acusações de ser líder do movimento de fazendeiros em Itapetinga ao alegar que não estava no município no trágico dia do ataque a índios em uma fazenda ocupada em terras no município.

Mesmo alegando inocência na reponsabilidade do assassinato da indígena, Éder será alvo de investigação por liderar um movimento armado intitulado de ‘Movimento Invasão Zero’, explicitamente aclamado na Exposição Agropecuária de Itapetinga com faixas e anúncios a expositores e visitantes em evento nacional. O foco do movimento de fazendeiros é contra-atacar invasões de terras pelo MST e índios com emprego de violência armada.  

Índios relatam que PMs abriram caminho para milícia de fazendeiros matar índia Pataxó em Itapetinga
Índios relatam que PMs abriram caminho para milícia de fazendeiros matar índia Pataxó em Itapetinga (VEJA AQUI)

Até momento foi presos um filho de fazendeiro acusado de ser autor dos disparos que matou Nega Pataxó e feriu um cacique, além da participação de um policial da reserva preso que fortalece ainda mais relatos de índios sobre suposto conluio de policiais militares com fazendeiros da região.