Instituto de pesquisa que colocou Prefeito Hagge no topo da aprovação é recordista de acusações de fraudes

Instituto de pesquisa que colocou Prefeito Hagge no topo da aprovação é recordista de acusações de fraudes

O Instituto Séculus Análise e Pesquisa que em levantamento apontou o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge com quase 80% de aprovação tem históricos de fraudes e impugnações na justiça.

Em busca pela plataforma de pesquisa, o Google serie de acusações de fraudes e pesquisa impugnadas pelo Instituto Séculus da cidade de Salvador.

Não precisa aprofundar na maior plataforma de busca global, o Google para descobrir sobre o DNA do Instituto Séculus Análise e Pesquisa, que elevou esta semana o status do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), a de mega-prefeito popular com 78% de aprovação. A empresa de pesquisa tem um histórico genético invejável de acusações de pesquisas fraudulentas desde sua criação em 2010.

Ao apontar Itapetinga como a cidade onde a população é mais feliz de todas, por ter um perfeito como Hagge, o Instituto Séculus deu sinais que não esteve no município para o levantamento. Dá eleição 2012 até 2020, o instituto de pesquisa Séculus, acumulou uma série de acusações que levaram a justiça eleitoral a impugnar diversos levantamentos realizados pelo Instituto.

A Séculos Pesquisa, de um dos seus proprietários Ari Carlos Nascimento, uma empresa de Salvador,  começou amargar acusações de está manipulando pesquisas eleitorais nas eleições municipais de 2012. A gota d’água, foram as pesquisas de Paulo Afonso e Ilhéus na Bahia, que colocou os instituto na mira da justiça. 

Histórico de acusações de pesquisas manipuladas da Séculus teve origem na eleições municipais 2012.

Na eleição 2012, em vários municípios a Justiça Eleitoral recebeu diversas reclamações por parte das coligações que se sentiram prejudicadas com acusações que a empresa responsável pelo levantamento teria feito ajustes nas pesquisas para favorecer os candidatos o qual o instituto tinha ligação. Com acumulo de acusações a maioria dos juízes eleitorais do Estado, acolheram dezenas de pedidos e impugnaram as pesquisas realizadas pela Séculos, impedido sua divulgação. Nas justificativas dos magistrados quase uniforme: “a pesquisa apresenta vícios ao violar princípios básicos e induz o eleitorado em erro.”

Se, é mera coincidência ou não, a Séculus Pesquisa em parceria com o site Bahia Noticias, realizou um levantamento para medir aprovação do prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), e apontou 77,67% de aprovação da gestão com índice de reprovação de apenas 19,18%. O resultado não é muito diferente do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), segundo a Séculus, esta surfando na aprovação de governo municipal com 78,66%, com uma reprovação de 18,29%. O que os gestores têm em comum? Estão atolados em irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) com acusações de fraude em contratos a desvio de recursos públicos. Ambos os prefeitos estão sendo investigados pelo Ministério Público da Bahia. 

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas. (VEJA AQUI)

Nas redes sociais, políticos, vereadores e servidores em cargos de confiança na Prefeitura ajudaram a impulsionar a publicação do Bahia Noticias que colocou o prefeito com quase 80% de aprovação, nas plataformas sociais: Facebook, WhastApp e Instragram. De acordo com interlocutores, a alta aprovação divulgada pela Séculus ajudará a visibilizar a importância do apoio do prefeito de Itapetinga na eleição do ano que vem a senador, governador e deputados.  

Com promessa de acerto de mais de 90% nas análises, a Séculos, pesquisa 2020, que apontava amplo favoritismo a reeleição do prefeito de Riacho de Santana, Tito 50,48% e seu concorrente opositor com Dr. Paulo 32,10%, uma diferença próximo dos 19%, teve resultado final na eleição de pouco mais de 5%. O levantamento foi realizado dois dias antes da eleição. O opositor atribui a derrota, a pesquisa Séculos que influenciou no resultado final. Assim como, em Sobradinho o candidato Cleivynho favorito com 48,04% e seu oponente o petista Tiziu com 19,55%. Mas o resultado não refletiu a pesquisa mesmo com margem de erro de 4%.  O instituto acertou nos números do vitorioso, mas errou feio no do petista que terminou a eleição 37,64%. Há diversos casos, de candidatos favoritos nas pesquisas e terminaram a eleições municipais derrotados.

Mesmo sinalizando perda de credibilidade, o site Bahia Notícia (BN) assumiu a empreitada de divulgar os resultados dos levantamentos em parceria com Instituto Séculus. Em reportagem ao BN, o diretor do Instituto, Ari admitiu erros em algumas cidades e comemorou o acerto em sua maioria. Porém o chefão da Séculus, ocultou as impugnações pela justiça eleitoral e os resultados de candidatos que graças a seu instituto saíram vitorioso na eleição.

Para maquiar as contratações do Instituto Séculus pelos próprios prefeitos a levantamentos que põem os gestores no topo da aprovação, os financiadores das pesquisas têm direito a fonte oculta. A parceria BN e Séculus dá entender que os lavamentos são encomendados pelo site de noticias e não pelas Prefeituras interessadas.