Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas

Pedido do Conselheiro do TCM que recomendou investigação contra o prefeito de Itapetinga por crime de desvio de dinheiro público é atendido pelo MP da Bahia.

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Recomendações de investigação contra o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), já tramita no Ministério Público da Bahia. 

Se há algo que o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) saber fazer com perfeição ao longo dos seus quase 5 anos de governo municipal, é praticar rolos com o Tribunal de Contas da Bahia (TCM), com acusações de irregularidade na gestão municipal. Com duas contas públicas rejeitadas 2018/2019, e com duplo pedido de investigação pelo TCM: um no Ministério Público Federal (MPF) e outra no Ministério Público da Bahia (MP/BA), Hagge já tem uma das suas coleções de dores de cabeça sendo investigada pelo MP da Bahia.

sistema de consulta processual do Ministério Público
Sistema de consulta processual do Ministério Público da Bahia dispõem movimentação criminal contra o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge. 

O sistema de consulta processual do Ministério Público da Bahia registra que desde 08 de outubro/2021, movimentação investigativa de um pedido feito pelo conselheiro do TCM Fernando Vita, relator das contas rejeitadas do prefeito de Itapetinga, que por maioria dos conselheiros determinaram uma representação ao MP contra o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge Costa (MDB), pelo pagamento indevido de multas e juros em razão de atraso no recolhimento de parcelas relativas a obrigações previdenciárias, nos exercícios de 2017 e 2018. 

Na prática o prefeito Hagge, utilizava a contabilidade criativa de desviar o dinheiro público para outras finalidades e atrasar propositalmente os tributos federais, que posteriormente seriam pagos com multa e juros. E o atraso de Hagge nos tributos obrigatórios, segundo estimativa do TCM, custou aos cofres públicos da Prefeitura de Itapetinga, a quantia de R$ 1,5 milhões. Pelo feito regado de malandragens, o Tribunal de Contas determinou que prefeito terá que devolver aos cofres municipais a quantia de R$321.133,60, com recursos pessoais do próprio salário de prefeito de 18 mil reais mês, além de responder a processo penal.

De acordo com a publicação do MP da Bahia, o prefeito Rodrigo Hagge será investigado por “Crimes Contra as Finanças Públicas e Má-gestão praticada por Prefeitos e Vereadores”. Na última movimentação do dia 03 de novembro/2021, o sistema registra entrada do processo em Salvador no CAP - Núcleo de Crimes Atribuídos a Prefeitos e Apoio Técnico e Administrativo.

A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge
A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge. (VEJA AQUI).

Na última publicação do IDenuncias, revelou um esquema montado na Câmara Municipal de Itapetinga para o plenário do Legislativo derrubar a decisão técnica do TCM de contas rejeitadas do prefeito Rodrigo Hagge. A jogada só não deu certo por pura falta de comunicação entre membros da Mesa Diretora, que impossibilitou sua concretização. Na posposta uma mudança no Regimento Interno da Casa que possibilitava a reeleição do presidente Valquirão, em troca, a derrubada das contas irregulares de Hagge no TCM.