A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge

A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge

Vereador Tuca inviabilizou proposta de reeleição do presidente da Câmara, que teria como barganha a derrubada das contas rejeitadas do prefeito de Itapetinga pelo TCM.

A bizarra proposta na Câmara de Itapetinga de reeleger Valquirão em troca da derrubada das contas rejeitadas de Hagge
O vereador Antônio Carlos Gomes, o Tuca da Civil, não aceitou jogada de reeleição do presidente da Câmara de Itapetinga. 

Depois da votação relâmpago que permitiu incluir uma emenda de 13º salário para vereadores na Lei Orgânica, a Constituição Municipal. Vícios da famigerada proposta em tempos crise econômica e sanitária de empurrar por goela abaixo mudanças nas leis sem conhecimento da população voltou a fazer parte do Parlamento. Na nova jogada, possibilita uma barganha de mudança no Regimento Interno que permitiria a reeleição do atual presidente da Câmara de Itapetinga em tronca da derrubada das contas rejeitadas pelo TCM do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) no plenário do Legislativo.    

Com as contas públicas 2018/2019, do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), rejeitadas pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia), por irregulares e desvios, sendo até recomendas a serem investigadas pelos Ministérios Públicos: federal e estadual, e do exercício 2020 comprometidas sujeita a rejeição. Uma proposta surreal no coração da Câmara de vereadores de aprovar mudança no Regimento Interno que possibilite a reeleição do atual presidente Valquirio Lima, o Valquirão, em tronca da derrubada das contas rejeitadas do prefeito pelo Parlamento Municipal, teve destino quase certo, se não fosse um vereador aliado que pertence a Mesa Diretora da Casa.

A manobra de jogar para debaixo do tapete toda sujeirada do prefeito Hagge em contas rejeitadas foi azeitada pelo vereador da base governista, Antônio Carlos Gomes (Republicano), o Tuca da Civil, 2º secretário da Mesa Diretora, que ao receber uma proposta que poderia ampliar o mandato do atual presidente para mais 2 anos na presidência da Casa, decidiu recusar a assinar o documento elaborado pelo presidente Valquirão e os demais membros da Mesa. 

A insatisfação do vereador Tuca ocorreu na sessão dia 14 de setembro, em um discurso pouco compreendido para aqueles que não conhecem as jogadas ocultas dos vereadores. Há duas semanas, os colaboradores do IDenuncias, insistiram na busca da verdade. O que estaria por trás do discurso recheados de recados indiretos do vereador policial? Descobrimos que tudo era um esquema de barganhas entre o prefeito de Itapetinga e o presidente da Câmara Municipal. (Veja o vídeo abaixo:)


“Vou resumir em poucas palavras. Vereadores, sou respeitador sou brincalhão, sou sério. Tomem cuidado o que estão me dando para assinar, tome cuidado..., não sou criança, sou amigo de todo mundo, tome cuidado..., aqui é uma Casa de Leis, onze novatos, quatro vereadores de mandatos, mas agente tem como conduzir todos os trabalhos da Câmara Municipal de Itapetinga. Tomem cuido... uma Casa de leis de fabricação de leis para beneficio da cidade, pode prejudicar a cidade. Mas tomem cuidado, não estou aqui para brincadeira.” Alertou o vereador Tuca

Seguindo o discurso, Tuca sinuou que já haveria duas assinaturas no documento com mudança no Regimento Interno entregue a ele: “Minha assinatura vale ouro, tem duas assinaturas, minha assinatura vale ouro.", Com trecho inaudível, o discurso segue com vereador afirmando que teria sido eleito com mais de 400 votos, e voltou alerta em diretas a membros da Mesa Diretora: “Não brinque não, não estou aqui para brincadeira não, vamos fazer as coisas sérias, estou aqui, vereador Neto, para não prejudicar ninguém nem a oposição e nem situação. Tomem cuido não brinque com minha assinatura não.” Finalizou.

De acordo com interlocutores, o Parlamentar chegou a deter em suas mãos o documento de mudança no regimento da Casa, que abriria espaço para reeleição do atual presidente Valquirão. Quanto Tuca discordou da proposta inédita alguns vereadores em plenário foram alertados do esquema de perdão dos malfeitos do prefeito. Na barganha? Mais um mandato na presidência para Valquirio Lima, esse, comprometeria seu esforço de levar a plenário as contas rejeitadas de Hagge sem alertar a população em mais uma votação relâmpago.

Fontes, afirmaram que o vereador Tuca não tinha conhecimento naquele momento que por trás da reeleição de Valquirião haveria um acordo de derrubar a decisão técnica do Tribunal de Contas (TCM), que rejeitou as contas públicas do prefeito Hagge. 

Contas do prefeito Hagge voltam a ser rejeitadas e TCM pede investigação
Contas do prefeito Hagge voltam a ser rejeitadas e TCM pede investigação. (VEJA AQUI)

Com 12 vereadores da base aliada na Câmara a proposta de derrubar as contas rejeitadas de Hagge seria até uma tarefa fácil, se não fosse um acórdão da decisão do STF, que chancelou a competência da Câmara Municipal de julgar contas de prefeito, que ao permitir o poder a vereadores de julgar as contas, também decidiu implicar responsabilidade criminal a parlamentares que derrubem as rejeições pelos Tribunais de Contas, caso comprove os crimes de irregularidades do prefeito. 

Hagge terá quase 1 ano de salário de prefeito só para pagar multas por contas rejeitadas
Hagge terá quase 1 ano de salário de prefeito só para pagar multas por contas rejeitadas. (VEJA AQUI)

Como a votação secreta foi abolida nos legislativos, só permitida em eleição interna ou em escolha de Ministros da Suprema Corte, declarar voto à derrubada de contas rejeitadas é público, se caso as irregularidades de Hagge seguirem na justiça, vereadores terão de encararem um processo de um crime que eles não cometeram. Por isso, a tarefa de derrubar a decisão do TCM não é tão fácil como muitos acreditam ser.