Itapetinga registra primeira morte por coronavírus ; Mulher de 28 anos

Itapetinga registra primeira morte por coronavírus ; Mulher de 28 anos

Jovem de 28 anos é a primeira vítima fatal do novo coronavírus em Itapetinga. Com positivo para o vírus profissionais da saúde da UPA estão tenebrosos.

Itapetinga registra primeira morte por coronavírus ; Mulher de 28 anos
Rafaela Jesus Silva, primeira vítima fatal do coronavírus em Itapetinga na Bahia

Uma Jovem de apenas, 28 anos, é a primeira vítima fatal do coronavírus em Itapetinga na Bahia. Rafaela Jesus Silva deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), apresentado quadro de insuficiência respiratória, febre e fortes dores de cabeça.

A princípio, antes da confirmação que testou Covid-19, na noite desta sexta-feira (3), as suspeitas para o novo vírus foi desacatada pelas autoridades sanitária, devido histórico de Rafaela de bronquite asmática. Mas, por segurança, antes mesmo da paciente falecer, foi coletado material para análise do coronavírus e enviada para o Lacen (Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia) em Salvador.

Um dia após falecimento de Rafaela, o coordenador da UPA de Itapetinga, Marcone Vieira, esclareceu que a jovem teria submetida a uma cirurgia cesariana e a insuficiência respiratória poderia ter sido causada por uma embolia, por seu histórico de bronquite asmática ou por uma série de doença pré-existente. Rafaela chegou a ser entubada e posta em um ventilador mecânico.

O positivo para coronavírus deixam atendentes, enfermeiros e médico da UPA de Itapetinga, tenebrosos. Durante período de internação de Rafaela Silva, consta que os cuidados devidos para o novo vírus não foram seguidos arrisca. Segundo fonte que prefere o anonimato.

Durante o decorrer desta sexta-feira (3), o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge, havia anunciando a reabertura do comércio na segunda-feira (6). Conforme publicou o IDenuncias, o prefeito estava sobre pressão de empresário do município para abertura,  decisão que levou vários cidadãos a protestarem através de programa de rádio pela manhã, sexta (3). A preocupação da população com a reabertura do comércio, é pelo fato de Itapetinga, registrar 12 casos suspeitos sem o resultados dos testes, que ainda se encontra no Lacen em Salvador. Com a morte da primeira paciente espera mudança de posicionamento do prefeito.

Até fechamento desta matéria, autoridades municipais não se manifestaram a respeito da primeira morte por coronavírus, além do aumento de casos suspeitos em Itapetinga. 

Boletim diário da Secretária Municipal de Saúde de Itapetinga