Coronavírus: Secretário esclarece atraso em testes, morte em UPA e evento do PT

Coronavírus: Secretário esclarece atraso em testes, morte em UPA e evento do PT

Diante atraso nos testes de coronavírus, secretário de saúde procurou esclarecer dúvidas sobre boatos que as autoridades escondia algo.
 

Coronavírus: Secretário esclarece atraso em testes, morte em UPA e evento do PT
Secretario de Saúde Hugo Souza, convocou coletiva para esclarece demora nos testes de coronavírus, após surgimento de boatos que autoridades escondia resultados positivos. Imagem extraída do site da Prefeitura de Itapetinga.  

Especialistas chegaram à conclusão que o medo em tempos de pandemia é o nosso maior aliado, já que nos deixam alertas e mais cuidadosos. Em Itapetinga, medo, não é conhecido por parte da população que desafiam e saem às ruas, mesmos cientes que o novo coronavírus, já circula no município.

Após surgimento dos primeiros casos suspeitos de pacientes com novo coronavírus, Itapetinga viveu momentos de apreensão e medo, que levaram grande parte da população a acatar as recomendações das autoridades sanitárias pelo isolamento social. Hoje, sem certeza de casos confirmados no município, os cidadãos relaxam e arriscam saírem às ruas, sem temor que pode está levando para suas casas um vírus letal.

O atraso em testes extraído por pacientes suspeitos de contraírem o novo coronavírus em Itapetinga, enviado para o Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) em Salvador, vem deixando as autoridades sanitárias no escuro, sem confirmação do coronavírus, medidas mais eficazes e até drástica é posto em segundo plano. De resto, só as recomendações da (OMS) Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde pelo isolamento social medida mais eficaz no combate a proliferação do vírus.

O Lacen (Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia) vem sendo criticado por prefeitos da Bahia pelo atraso na entrega de testes. O governo da Bahia admitiu o atraso nas analise, e justificou que o Lacen só tem capacidade diária de apenas 300 amostras. “O laboratório está sobrecarregado temo milhares de amostras para analise. Vai demorar!” disse o secretário da saúde da Bahia.

A demorar nos teste de coronavírus, levou muitos itapetinguenses a suspeitarem que o governo municipal escondesse algo. Para sanar as dúvidas o secretário de saúde de Itapetinga, Hugo Souza, convocou uma coletiva de imprensa, para justificar a demora nos resultados dos suspeitos de casos e confirmou que há, hoje, no município 12 casos suspeitos e 30 pessoas sendo monitoradas para novo vírus.

De acordo com site oficial da Prefeitura, o secretário de saúde, esclareceu a demora da divulgação dos resultados. Hugo Souza, explicou que a causa do atraso seria a falta de kits testes, material necessário para a coleta da amostra da mucosa nasal e da saliva, devido a isso, alguns pacientes ainda sequer tiveram seus testes enviados para o Lacen em Salvador.

“Até a última sexta-feira (27), apenas seis exames tinham sido coletados. O primeiro caso suspeito em Itapetinga enviamos há mais de 11 dias, ainda está em análise. O Lacen afirma estar congestionado, sem conseguir dar respostas em tempo hábil.” Afirmou Hugo.

O secretário disse ainda que chegou a questionar o porquê de alguns municípios receberem os resultados com menos tempo que Itapetinga, mas não obteve resposta do Lacen. Afirmou secretário Hugo Souza em site oficial.

Coronavírus em Itororó
Outros casos foram esclarecidos pela Secretaria da Saúde, na coletiva, como o positivo para coronavírus em Itororó e o falecimento de paciente na UPA de Itapetinga.

Foto que levou itapetinguenses a especular que o ex-prefeito de Itororó Adroaldo Almeida positivo para coronavírus poderia ter infectados mais pessoas em evento petista.

Sobre a confirmação do primeiro caso em Itororó, o coordenador de vigilância epidemiológica, Vitor Gama, procurou acalmar a população diante boataria que o ex-prefeito Adroaldo Almeida, positivo para coronavírus, poderia ter infectado pessoas em evento do Partido dos Trabalhadores (PT) no plenário da Câmara de vereadores de Itapetinga. “A secretaria de saúde de Itororó emitiu documento afirmando que, o período de notificação dos primeiros sintomas do paciente [Adroaldo] indica que ele não estaria contaminado durante o evento que participou em Itapetinga.” Disse Gama.

Morte de paciente na UPA
Já a paciente que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapetinga, em meios a boatos que estaria com o novo vírus. A secretaria de Saúde confirmou o internamento e esclareceu que a paciente que estava internada apresentava dificuldade respiratória precisou ser entubada e posta em um ventilador mecânico. Com o agravamento do quadro, a equipe tentou regulação para enviá-la a Vitória da Conquista, mas ela não resistiu e veio a óbito. A paciente tinha sido submetida a uma cirurgia cesariana há sete dias.

Segundo o coordenador da UPA, Marcone Vieira, a insuficiência pode ter sido causada por uma embolia, por seu histórico de bronquite asmática ou por uma série de outros motivos. Mas, por segurança, antes mesmo da paciente falecer, foi coletado material para análise da Covid-19 e enviada para o Lacen.

Por recomendação das autoridades municipais, a melhor medida para conter o vírus é o isolamento social. Então não arrisquem suas vidas e as dos outros, não saem às ruas, se for sair, só por extrema necessidade, e resguardem os idosos em casa. Sabemos que missão de segurar um idoso, não é nada fácil, mas é preciso.