Como o pior da pandemia por vir, Rodrigo Hagge cede à pressão do comércio e reabre gradual

Como o pior da pandemia por vir, Rodrigo Hagge cede à pressão do comércio e reabre gradual

Em um gesto de agrado, prefeito Rodrigo Hagge promove reabertura gradual do comércio em meio aproximação do pico da pandemia

Como o pior da pandemia por vir, Rodrigo Hagge cede à pressão do comércio e reabre gradual
Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge, cede a pressão de comerciante para reabertura gradual do comércio


O novo coronavírus revela cada vez mais o lado obscuro de sua fase. Especialistas brasileiros alertam que o pior ainda está por vir, previsões que assusta e a única saída é o isolamento social.

Na contramão de medidas adotadas por governadores e maioria dos prefeitos do país, prorrogando a reabertura do comércio. O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), cedeu na tarde de ontem (30), pressão de comerciantes e decretou abertura de alguns setores comercial no município, como o da construção civil, hotelaria; além de borracharias, lojas de autopeças, concessionária de veículos, vidraçarias e marmoraria.

A reabertura gradual do comercial autorizada pelo prefeito de Itapetinga vem em momento perigoso, diante da chegada do pico do contagio do novo coronavírus no país. Alerta dado pelo Ministério da Saúde na tarde de ontem (30), que recomendou a manutenção do isolamento social nos Estados e Municípios do Brasil.

O gesto de agrado do prefeito Rodrigo Hagge, a comerciantes de Itapetinga, vem em má hora. Ao decidir pelo relaxamento do isolamento social e priorizar comerciantes, Hagge coloca em risco vidas de cidadãos, já que em Itapetinga o convívio de filhos com pais e avós é parte da nossa cultura paterna.

A decisão irresponsável do prefeito de Itapetinga, não só colocam em risco os idosos, mas também os moradores próximos da avenida comercial, mais conhecida como “Ponto Certo”, local da maioria das lojas de autopeças, marmoraria e borracharias no município. Com o novo decreto nas próximas horas o fluxo de pessoas nessa localidade deve aumentar substancialmente.

Segundo publicação do site oficial da Prefeitura Municipal de Itapetinga, a decisão de ampliar o decreto municipal foi tomada pelo “Gabinete de Crise”, criado pelo prefeito de Itapetinga, para viabilizar estratégia no enfrentamento ao novo coronavírus. A única decisão acertada, o estender do prazo de suspensão das atividades escolares até o dia 16 de abril.

Desde semana passada a (CDL) Câmara de Dirigentes Lojistas de Itapetinga, vinha pressionando o prefeito para a reabertura do comércio local, seguindo o mesmo movimento sugerido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que foi criticado pela maioria de setores da sociedade.

Sobre pretexto de serviços essenciais, Hagge e seu ‘gabinete de crise’ arriscam em um ato de generosidade plena a comerciantes, expondo funcionários e cliente a um vírus letal. Isso tudo, em meio a espera de resultados conclusivos de 8 casos suspeito do coronavírus no município.