Valquirão, Neto Ferraz e Luciano Almeida: os favoritos a presidente da Câmara de Itapetinga

Valquirão, Neto Ferraz e Luciano Almeida: os favoritos a presidente da Câmara de Itapetinga

Vereador Neto Ferraz tem bom trânsito na oposição e sua chances de agregar a bancada com seis votos é superior a dos demais emedebistas.

Valquirão, Neto Ferraz e Luciano Almeida: os favoritos a presidente da Câmara de Itapetinga
Imagem dos vereadores Valquirio Lima (MDB), Neto Ferraz (PDT) e Luciano Almeida (MDB) produzida com IA.

Mal termina outubro de eleição, os bastidores da política de Itapetinga começam articular a sucessão do presidente da Câmara de Vereadores João de Deus (PT). E os principais favoritos a chefe do legislativo 2025, são vereadores reeleitos do MDB e PDT.

Os favoritos a sentar na cadeira de presidente da Câmara de Itapetinga são os emedebistas Valquirio Lima, o Valquirão, Luciano Almeida e o pedetista Neto Ferraz. Esses nomes são os mais cotados entre os novos vereadores eleitos e reeleitos a novo chefe do poder legislativo.

Por mais que os governistas fizeram uma bancada de nove vereadores e necessitam de apenas 8 parlamentares para fazer um presidente. O clima harmônico na base do futuro governo é algo distante da realidade, quando quase todos os vereadores desejam a presidência da Câmara de Itapetinga.

No MDB de bancada de seis vereadores surgem dois nomes com potencial de lançar candidatura e trazer apoio até da bancada opositora. Luciano Almeida com seu estilo apaziguador vem fretando vereadores da oposição prometendo boa gestão legislativa sem quaisquer garantias de barganha. Mas segundo fontes, sua inexperiência de articulação o fez queimar na largada e vai precisar do apoio direto do prefeito eleito Eduardo Hagge (MDB) se quiser chefiar o legislativo.

Eduardo Hagge enfrentará na Câmara de Vereadores uma oposição ferrenha e mais preparada (VEJA AQUI)

O vereador emedebista Valquirio Lima, o Valquirão, de quatro mandatos e uma presidência de Câmara sabe como as coisas funciona nos bastidores do legislativo. Entre os emedebistas eleitos e o que pode agregar apoio a sua candidatura de presidente, e não deve depende do prefeito eleito tão quanto o colega de partido Luciano Almeida.

Outro nome do MDB que corre por fora, porém com chances quase zero de voltar a sentar na cadeira de presidente é o vereador reeleito e ex-presidente da Câmara Eliomar Barreira, o Tarugão que desfruta de ampla rejeição entre os colegas de parlamento futuro. Mesmo com apoio direto do prefeito eleito a tarefa de colocá-lo na presidência é temerário diante uma casa mais equilibrada com oposição fortalecida nas urnas. O vereador sequer é cotado dentro do seu próprio partido.

Mas um nome que corre por fora e tem reais chances de ocupar o cargo de chefe da Câmara de Itapetinga é o pedetista [PDT], Neto Ferraz. Esse, é bem visto pela bancada opositora de 6 vereadores. A circunstância o coloca em favoritismo se os opositores aderirem a candidatura até o dia da eleição no 01 de janeiro 2025. A comodidade de Ferraz está no trazer de apenas um governista para fechar a composição da Mesa Diretora com a oposição.

Semelhança de composição governista/oposição está na segunda presidência do então vereador Juraci Nunes (PDT), mesmo sendo governista na gestão José Otavio (União Brasil) fretou com oposição para voltar a ser chefe do Legislativo de Itapetinga.

Essa é uma previsão de momento. Na política tudo é imprevisível e vai depender do jogo da barganha. Na Câmara de Vereadores, que jogar bem e é confiável para cumprir os acordos senta na cadeira de presidente.