Guerra dos blogs em Itapetinga expõem ataques pessoais e interesses políticos

Guerra dos blogs em Itapetinga expõem ataques pessoais e interesses políticos

Uma guerra silenciosa é travada todos os dias entre blogueiros, que almejam apena um alvo, o poder municipal.


Guerra dos blogs em Itapetinga expõem ataques pessoais e interesses políticos
Uma batalha exposta por blogueiros itapetinguense que tem como alvo o 'poder'

Em meio a uma verdadeira guerra virtual entre blogueiros itapetinguenses, os internautas do município vêm acessando conteúdos informativos carregados de notícias duvidosas e de pouca relevância, quando o fato inclui ataques pessoais.

A situação se agrava quando cada blogueiro decidem defenderem o seu ‘peixe’, ou seja, seu grupo político. Aí sim, começa uma alusiva troca de ofensas, um ataca outro sem o mínimo de postura que exige na busca de credibilidade jornalística.

Nos últimos meses, após o surgimento do IDenuncias, com revelações de esquema assessoria laranja na Câmara, os internautas vem acompanhando uma batalha sem fim dos blogueiros mais conhecidos do município,  o que antes era discreto, virou público, e sem receio de perda de credibilidade.

O clima de rivalidade acendeu em dimensões inesperadas, com notícias publicadas por blogs carregadas de politicagens na defesa de um bem comum, conquistar apoio politico ou financeiro de cada grupo de oposição ou governista, dependo cada vez mais das circunstancias favoráveis ou não.

O amanhã das noticias que começam nas emissoras de rádio e terminam nos blogs, é fruto de uma escalada em ataques pessoais, sem o pensar que do outro lado estão os ouvintes itapetinguenses, sobre os sons de espetaculizações tentando decidirem, quem esta falando a verdade.

Rivais no Rádio e na Politica
Eliomar (Tarugão) e Amaral Junior, rivais no rádio e na política

Guerra no rádio, o começo. Para definir bem esta batalha, temos inicialmente adentrar nos programas de rádio que começam no alvorecer de cada manhã.  Os programas Chicote do Povo, do locutor Amaral Junior, na Radio Jornal e Resenha da Cidade, na FM Cidade, com Tarugão. O que ambos têm em incomum? São políticos e adversários! Eles são responsáveis por uma rivalidade que começou na Câmara de Itapetinga, quando ambos eram vereadores, e continuam dia após dia. Quando um decide atacar o outro, não se acanham em expor o nome do seu adversário em programa de rádio, destruindo décadas de convivência harmônica entre locutores em Itapetinga.

Amaral Junior, além de radialista é coordenador de um órgão do Estado, a Ciretran de Itapetinga, por indicação política é provável candidato a vereador, tido como opositor do atual governo Rodrigo Hagge (MDB). Já Tarugão, é locutor, blogueiro e vereador, faz parte da base governista na Câmara de Itapetinga. Com um na oposição outro no governo municipal, eles vêm defendendo suas bandeiras partidárias. Enquanto isso os cidadãos vivem um colapso de informações.

Os ataques entre radialistas não se limitam apenas aos locutores mencionadas, mas atingem praticamente todos os "profissionais" na principais emissoras de rádio da cidade. Tudo por conta da terceirização de espaços vendidos pelas emissoras, que oferta a qualquer cidadão um espaço na grade de programação, transformando qualquer pessoa em radialista. Geralmente a compra de espaços no rádio é patrocinado por políticos. 

A Batalha dos blogs.  Ao detalhar um clima nada amistoso entre profissionais do rádio, resolvemos dá uma circular nos bastidores dos blogueiros de Itapetinga e descobrimos uma batalha que podemos dizer sem vencedores. O alvo desses buscadores de noticias virtuais, é bastante obvio, o ‘poder’ municipal.

Com guerra declarada entre blogueiros, podemos afirmar que vale de tudo, entre notícias sensacionalistas, Fake News e ofensas pessoais, com uma pequena dose de puxa-saquismo, de que estiver no Poder, claro!.

Mas para fazem parte desse seleto time de blogueiros brigadores, é preciso ser político ou defender alguma bandeira partidária que possam beneficia-los de alguma forma, ou seja, jogar para debaixo do tapete toda sujeirada de esquemas políticos e corruptos nas gestões que fazem parte.

Políticos blogueiros. O que não falta neste mundo das noticias virtuais, é blogueiros com mandatos político, é o caso dos vereadores Eliomar Barreiras (Tarugão), Top de Linha e Diego Rodrigo, com Blog do Diga Diga. Eles vêm abusando em ataques pessoais, suas diferenças se definem por um ser governista outro de oposição. Seus ideais políticos é difundirem seus interesses particulares, como forma de vantagens eleitoreira.


A rivalidade entre os blogueiros Roberto Alves e Rivadavia Ferraz, é tamanha, que quando um refere se ao outro é tratado como Cabeludo e Careca para ambos não mencionarem os seus nomes.

Blogueiros políticos. Mas a também blogueiros que vivem da politica como no caso os blogs do Careca e do Cabeludo, esses parecem serem destinados a eternos rivais. Os blogueiros são Rivadavia Ferraz (Careca), Sudoeste Hoje e Roberto Alves (Cabeludo), Cidade Acontece

Hoje, eles [Careca e Cabeludo] vivem em situações opostas. Há três anos, Roberto Alves, gozava de pleno status no governo José Carlos Moura (PT), enquanto Rivadavia Ferraz vivia exclusivamente de seu blog. Com a saída do PT do poder, Rivadavia Ferraz, mais conhecido como Davi, é hoje, assessor jurídico da Câmara de Vereadores por indicação política e Roberto Alves (Cabeludo) vive exclusivamente de seu blog.

Com a troca de poder, os dois travam uma exposição de noticias que atingem direta e indiretamente o atual governo municipal, Rodrigo Hagge (MDB). Roberto Alves, do Cidade Acontece faz acusações da inoperância do governo Hagge. Enquanto Rivadavia Feraz, Sudoeste Hoje, demente que a inoperância no atual governo. Sobre mudança de opinião entre os blogueiros, vai depender quem será o próximo prefeito. 

Há também, blogueiros servidores públicos, esses fazem de tudo para agradar seu patrão, que o prefeito municipal. Lançando notícias com apenas um proposito, atacar os adversários do atual governo. Geralmente esses blogs são mantidos por políticos e às vezes pagos com dinheiro público de forma melindrosa.

Sobreviver sem apoio. Mas a blogueiros que escapem deste imbróglio em Itapetinga, que vem publicando noticias imparciais com muita responsabilidade, sem conchavos políticos. Esses sobreviventes das noticias virtuais, vem praticamente mantando seus blogs com custo próprio.

Esse blogs são motivos de aplausos e agradecimentos por terem a coragem de divulgarem o esquema de laranjas na Câmara Municipal de Itapetinga, através do IDenuncias. Mas a equipe IDenuncias, agradece particularmente o blogueiro Roberto Alves por ser o primeiro a noticiar as acusações do laranjal da Câmara, com a publicação de “DE QUEM É O BLOG “IDENUNCIAS” QUE VEM DENUNCIANDO QUE EXISTE UM LARANJAL NA CÂMARA DE VEREADORES??.  A coragem e destreza do blogueiro, é motivo de felicitações da nossa equipe, por mais que não concordemos com estilo ousado de Alves no Cidade Acontece.