POLÍTICA: Governistas envolvidos em laranjal preocupa prefeito Rodrigo

POLÍTICA: Governistas envolvidos em laranjal preocupa prefeito Rodrigo

Com base governista mergulha em escândalos de laranjas e 'rachadinha', aliados visam mais desgastes para prefeito em 2020 




Revelações sobre assessorias laranja, virou assunto semanal entre os itapetinguenses, através do IDenuncias, que apontou o envolvimento de quase a totalidade do Parlamento no esquema.

Mas, o surpreendente, é que a maioria dos vereadores envolvidos pertencem à base do governo Rodrigo Hagge (MDB), na Câmara Municipal de Itapetinga. Fato que vem tirando o sono do prefeito, que mantém distância do escândalo que se abateu sobre o Parlamento.

A preocupação do prefeito Rodrigo, não é para menos, já que sua base na Câmara composta de 9 vereadores, só dois, não pratica a chama ‘rachadinha’, através de suas assessorias laranjas.

Com maioria mergulhada em laranjal, Rodrigo Hagge (MDB) se desvencilha de seus aliados de Parlamento, limitando-os apenas em eventos municipais. Segundo interlocutores próximos do governo municipal, o prefeito não escode sua insatisfação com a demora dos vereadores em solucionar o problema.

Membros da Mesa Diretora expõem explicito seu assessore sem a minima preocupação de suas ações ilegais. 

Ao vê a Mesa Diretora da Câmara com todos os membros envolvidos em esquema de laranjas, Hagge, teme que a imagem negativa exposta pelos seus aliados no comando do Poder Legislativo possa afetar diretamente sua pretensão, que a recondução a Prefeitura Municipal de Itapetinga, na eleição 2020.

A solução pretendida pelo prefeito, não veio de nenhum governista, mas sim de um vereador de oposição, que apresentou Projeto de Lei, obrigando o ponto eletrônico para assessores parlamentares. Obrigação que na prática acaba com as assessorias fantasmas e em parte, laranjas.

A Cara dos Laranjas
Em série dando ‘cara aos assessores laranjas’, apontou o envolvimento de todos os membros da Mesa Diretora da Câmara, que revelou o laranjal da presidente Naara Duarte (DEM), tendo um vendedor  e um moto-taxista; vice-presidente Sargento Alberto (PP), indicando um chaveiro; 1º Secretário  Nailton Negreiro (PRB), um desconhecido; 2º Secretário Anderson da Nova (DEM), recordista em troca de assessores, hoje, as duas vagas são ocupadas por mãe e filha. O que todos têm incomum? Nenhuma de suas assessorias jamais trabalhou na Câmara. Não podemos esquecer o 3º secretário João de Deus (MDB), que indicou um assessor de gabinete para serviço particular, sendo motorista do vereador pago pela Câmara.

Para completar a lista de preocupações do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), para eleição 2020, revelações apontam ainda o laranja do vereador José Antunes (PSC) que mantém um açougueiro, assim como o seu colega de parlamento Jair Salões (MDB), que vem camuflando seu laranjal, usando sua filha para dá assistência diária em seu gabinete.

O único prêmio de consolação de Rodrigo Hagge é ter apenas dois vereadores que não fazem de suas assessorias laranja, os vereadores Fabiano Bahia (DEM) e Eliomar (MDB) (Tarugão).

Projeto, um prejuízo parlamentar.
Nós próximos dias a Câmara de Itapetinga terá que votar Projeto de Lei, de autoria do vereador de oposição Romildo Teixeira (PSL), que obriga assessores parlamentares a baterem ponto eletrônico. O projeto tramitar em caráter de urgência, o que impedi qualquer manobra da Mesa Diretora de leva-lo para o plenário.

O requerimento de urgência foi termômetro, que apontou a enorme possibilidade de aprovação do Projeto de Lei. Por 7 a 6 a urgência foi aprovada com os votos favoráveis dos vereadores Romildo Texeira (PSL), Valquirio Lima (PR), Diego Rodrigues/’Diga Diga’(PR), Marcio Pio (PSC), Gilmar Piritiba (PSD), Fabiano Bahia e Eliomar (Tarugão). E dos Contras; Anderson da Nova (DEM), João de Deus (MDB), Jair Salões (MDB), Nailton Negreiro (PRB), Sargento Alberto (PP) e José Antunes (PSC).

Caso seja aprovado, a obrigatoriedade do ponto representará um prejuízo significativo para os bolsos dos vereadores, ao verem suas pratica da ’rachadinha’ minguar, com a obrigação do trabalho diário dos assessores em gabinete. Atualmente os vereadores indicam qualquer cidadão desobrigando de trabalhar no Parlamento, visando o rateio dos salários com seus assessores.

Desgaste duplo
Além do desgaste de governo que é comum para qualquer gestor público, Rodrigo Hagge, vem tentado administrar uma situação inédita em Itapetinga, conviver ao lado de vereadores que estão sendo triturados pela opinião pública após revelações do IDenuncias, sobre o uso de assessores parlamentares como laranjas.

“O clima não é nada bom”, afirmou interlocutor próximo do prefeito sobre anonimato, “posar com vereadores acusados de prática ilegais é ruim, temos uma reeleição para frente”. Concluiu interlocutor.

De fato, Hagge, tem que lidar com o duplo desgaste, e pelo andar da carruagem o único salvador da pátria é um vereador de oposição, que pode aliviar o clima de irregularidades na Câmara, e ajudar o prefeito a retomar sua jornada eleitoral que provavelmente não terá vida fácil se a oposição decidir marchar unida surgindo assim uma polarização entre dois candidatos. Bem! isso é assunto para as próximas matérias.