Por 7 a 6, Câmara aprova urgência no projeto que pode acabar com assessorias laranja

Por 7 a 6, Câmara aprova urgência no projeto que pode acabar com assessorias laranja

Com diferença de apenas 1 voto, vereadores deram um gigantesco passo contra a existência de assessorias laranja e fantasma na Câmara

Vereadores de oposição e governistas impõem derrota aos Parlamentares que queriam a continuidade das assessorias laranjas

Em placar apertado, Câmara de vereadores de Itapetinga, aprova requerimento de urgência para o Projeto de Lei que trata do Ponto Eletrônico para Assessores Parlamentares, de autoria do vereador Romildo Teixeira (PSL). O Projeto visa acabar com assessorias laranja e existência de comissionados fantasmas no Parlamento.

Na noite desta quarta-feira (7), o plenário deu uma resposta à sociedade ao aprovarem requerimento de urgência ao projeto de lei de Ponto eletrônico, que deve por fim na polêmica das assessorias laranja e fantasma na Câmara de Municipal de Itapetinga. O pedido teve 7 votos favoráveis e 6 contrários. Com isso, o projeto terá prazo máximo para entrar em pauta de votação de 45 dias, conforme Regimento Interno da Casa.

Projeto de Lei que pode acabar com assessorias laranja

Mais cedo, membros da base governista ligados ao prefeito Rodrigo Hagge (MDB) articularam para derrubar a urgência na tramitação do Projeto de Lei, mas sem sucesso, após os vereadores Fabiano Bahia (DEM) e Eliomar Barreira/MDB (Tarugão), não acatarem a orientação governista de votarem contra a urgência.

Na votação base da oposição no Parlamento selou unanime a favor da urgência do requerimento, com os vereadores de oposição: Romildo Teixeira (PSL), Gilmar Piritiba (PSD), Marcio Pio (PSC), Valquirio Lima (PR), Diego Rodrigues/PR (Diga Diga), os governistas Fabiano Bahia (DEM) e Eliomar Barreira/MDB (Tarugão). Ressalta que o vereador de oposição Valdeir Chagas (PDT), favorável, chegou atrasado e foi impedido de registrar o voto pela presidente Naara Duarte.

Votaram contra a urgência de requerimento que pode acabar com assessorias laranja na Câmara de Itapetinga os vereadores: Sargento Alberto (PP), Anderson da Nova (DEM), João de Deus (MDB), Nailton Negreiro (PRB), Jair Salões (MDB) e José Antunes (PSC).

Presidente da Câmara e seus aliados da Mesa Diretora surpresos com o resultado que impôs derrota com aprovação que dá prioridade em Projeto de Lei contra laranjas

Após o resultado final, a presidente da Câmara, Naara Duarte (DEM) se mostrou chateada com o placar, assim como alguns vereadores da base governista que aos poucos deixam o plenário da Casa. 

Se caso o requerimento de urgência não fosse aprovado a presidenta Naara poderia engaveta-lo, tornando impossível o seguimento em plenário para aprovação ou rejeição.

Com polemica gerada em torno do Projeto de Lei, do ponto eletrônico para assessores, os vereadores contrários a proposta estão acuados, afinal, o ano que vêm é eleição, e a manutenção de assessores laranjas Câmara não será bom para aqueles que pretendem a reeleição.   

Na discussão do requerimento parte dos vereadores contra a urgência expôs a insatisfação da proposta que obriga todos os assessores parlamentares a baterem ponto eletrônico, ou seja, trabalharem de verdade.

Alguns parlamentares se mostraram tão contrários que não tiveram a mínima vergonha de afirmarem que a lei não diz que assessores tem obrigação de trabalharem na Câmara. Cada assessor a disposição dos vereadores recebem mensalmente salário de mais de R$ 2 mil reais.

Vereador Romildo Teixeira vence a primeira batalha na moralidade da Câmara, que pede fim das assessorias fantasmas e laranjas

O vereador Romildo Teixeira, autor inicial da proposta, chegou acusa a existência de assessores fantasma na Câmara. Teixeira fez referencia os assessores parlamentares da presidente Naara Duarte, [aqui denunciado]. O IDenuncias em publicação expôs os assessores laranja da presidente da Câmara, ambos já tem empregos e jamais trabalhou no Parlamento.

Mas havia vereadores furiosos e dispostos a enterrarem de vez a proposta de projeto de lei, com a derrubada da urgência, como os vereadores, João de Deus, Anderson da Nova e Nailton Negreiros, esses destaques em reportagem que deu rosto aos seus laranjas.

Como o caso do vereador João de Deus, que vem desvirtuando a função de seu assessor para motorista particular do próprio parlamentar. Assim como Nailton Negreiro, que mantem um assessor que nunca deu expediente na Câmara. Compartilhando dos demais, Anderson da Nova, o recordista de troca-troca de assessores, hoje mantem em seu gabinete duas assessoras que através do programa de rádio, Amaral Junior, ouvinte denunciou que ambas não trabalham no gabinete do vereador [aqui denunciado], além de serem familiares, as assessoras é mãe e filha.

Durante o processo de contagem dos votos, algo inusitado ocorreu, quando a presidente da Câmara, Naara Duarte, chegou a cobrar do vereador Eliomar Barreira (Tarugão), que ficasse de pé, para votar contra o requerimento de urgência, pedido rejeitado por Tarugão, que se manteve sentado e favorável a proposta. O episódio deixou o vereador constrangido e a presidente Naara irritada com resultado negativo ao ver um aliado votar contra assessorias laranja.

Assim como Teixeira, outros vereadores dispostos a seguirem com o projeto de lei, que inibirá a existências de assessorias fantasmas ou laranjas, deram um gigantesco passo para moralidade do Parlamento Municipal, que nos últimos meses é alvo de acusações de irregularidades em esquema de assessorias laranja por consequência a prática de ‘rachadinha’, onde vereadores embolsam parte dos salários dos comissionados lotados em gabinetes.