Vereadores Alberto e José Antunes, e os seus assessores laranjas

Vereadores Alberto e José Antunes, e os seus assessores laranjas

Mais assessores laranjas ganham rosto no IDenuncias, diante o arquivamento de denuncias pelo Ministério Público.


Os assessores laranjas dos vereadores Sargento Alberto e José Antunes


O IDenuncias seguem com a série ‘dando rosto aos laranjas’, desta vez,  apresentamos os nobres vereadores Alberto Barbosa Santos mais conhecido como (Sargento Alberto) e o veterano José Antunes da Silva, parlamentar mais idoso da Casa, a peculiaridade entre os seus assessores, é que ambos compartilham de uma idêntica prática, quando se trata em esquema de assessoria laranjas.

Os vereadores detêm à suas disposições, assessores parlamentares que explicitamente atuam em áreas profissionais diferentes a que foram destinados como comissionados pagos com dinheiro público pela Câmara Municipal de Itapetinga.

O Assessor do Sargento Alberto, é Chaveiro, já o de José Antunes, um açougueiro, ambos recebem mais de R$ 2 mil reais mês para trabalharem em outras profissões. Seus crimes é repassar boa parte dos salários aos vereadores, caracterizando a “rachadinha” uma prática pela qual, parlamentares municipais se apropriam de parte dos salários de funcionários que nomeiam para seus gabinetes.

O confisco de parte dos salários dos servidores da Câmara de Itapetinga configura crime de peculato, que consiste, segundo o dicionário Houaiss “na subtração ou desvio, por abuso de confiança, de dinheiro público ou de coisa móvel apreciável, para proveito próprio ou alheio, por funcionário público que os administra ou guarda”.

O laranja do Sargento Alberto
Urbano Azevedo Santos, um cidadão, pai de família, trabalhador, que de segunda a sábado assume sua função diária com destreza e muita dedicação. Ele [Urbano] trabalha em sua profissão de ‘chaveiro’ no centro comercial de Itapetinga, especificamente na Praça da Bandeira, apropriada área de chaveiros no município.

Assessor do vereador Alberto, sr. Urbano Azevedo, cumprindo sua obrigação externa como comissionado parlamentar, atendendo em quiosque de chaveiro na praça da Bandeira no Centro de Itapetinga.

Sua função se quer chega perto a que foi nomeado desde 01 de junho/2019, como consta no Diário Oficial da Câmara de Itapetinga, para à função de assessor parlamentar, que segundo a Lei dos Assessores, deveria cumprir expediente dentro ou fora das dependências da Câmara. Só que Urbano nunca compareceu para trabalhar um dia se quer, muito menos, cumprir suas obrigações como assessor. Siga o Link e veja as obrigações dos assessores parlamentares.

Urbano, se tornou um assessor laranja consciente, quando foi nomeado para função, já que o IDenuncias tinha exposto o esquema de assessoria criminosa, ao tornar público o rentável laranjal pago com o dinheiro dos itapetiguenses.

Hoje, Sargento Alberto é o líder do prefeito na Câmara de Vereadores, sua função é negociar e defender as propostas do atual prefeito Rodrigo Hagge. O Difícil é o vereador defender a lisura poder Executivo mantendo um assessor laranja para seu beneficio próprio.  

O açougueiro laranja de José Antunes
Até parece uma afronta à sociedade quando os vereadores seguem sem terem a mínima vergonha de continuarem com esquemas de laranjas, patrocinados com verbas públicas. Isso tudo pago por você cidadão itapetinguense.


Vereador José Antunes e o assessor parlamentar laranja Gilson Pereira

José Antunes, vereador por dois mandatos, é o mais velho do Parlamento, em seu curriculum como politico há pouco a falar, mas quando se trata de assessoria laranja, aí sim, tem muita experiência. O Vereador vem mantendo o assessor parlamentar como laranja, Gilson Pereira Ramos, mais conhecido como 'Gil Açougueiro' desde quando assumiu o mandato na Câmara em 2013. Como consta no Diário Oficial.

Chamado nos bastidores de’ Laranjão das Carnes’, Gilson Pereira Ramos, cumpre sua função de assessor, não para rasgar papel em gabinete de vereador, mas sim, cortando carne em um açougue na Central de Abastecimento de Itapetinga, sempre em horários compatíveis com o da Câmara de Vereadores.

Gilson Ramos é mais um daqueles assessores laranja, que talvez não tivesse saída para recusar à posposta para o cargo, mesmo consciente que ali estaria cometendo um crime, quando é obrigado a devolver quase por completo o seu salário de comissionado para seu vereador.

Segundo relatos que preferem o anonimato, o vereador é um dos clientes assíduo do açougue do assessor parlamentar.  

Sobre tudo que já foi relatado, os esquemas de laranjas só ampliou  na Câmara de Itapetinga após arquivamento de denuncias pelo Ministério Público. Previsibilidade publicada pelo IDenuncias.

Os relatos sobre assessores laranjas, chegaram aos lares dos cidadãos que continuam a perguntarem “que preço nós temos que pagar pelo silêncio do Ministério Público?” ao verem que o seu dinheiro pagos com suor através de impostos, serem lançados nos bolsos dos nobres vereadores de Itapetinga através de suas “competentes” assessorias. Gostaríamos que prestassem atenção nas aspas no entorno da palavra ‘competentes’.