Arquivamento de denuncias oficializa laranjal na Câmara de Itapetinga

Arquivamento de denuncias oficializa laranjal na Câmara de Itapetinga

O arquivamento da denuncia pode da fôlego os vereadores a estabelecerem um laranjal pleno no Parlamento desobrigando assessores de trabalhares

Arquivamento de denuncias pode proporcionar a ampliação no esquema de assessores laranja na Câmara de Itapetinga


Quem apostou no arquivamento de denuncias contra os parlamentares do município, pela pratica da ‘rachadinha, divisão de salários de assessores parlamentares com vereadores, foram abençoados na sortuda decisão do promotor de Justiça, Gean Carlos Leão que decidiu pelo não prosseguimento investigativo de um esquema sorrateiro existente há décadas na Câmara de Itapetinga.

A prática ilegal é conhecida pela maioria dos políticos e viventes nos bastidores da politica itapetinguense, mas quando se trata do assunto ‘rachadinha’ em publico a maioria se tornam ociosos ou leigos, capazes do alto amordaçamento.

Mas fui surpreendido em programa de radio sobre o comando do ex-vereador Juraci Nunes, onde o também ex-vereador Gama Sobrinho confirmou em pleno ar que todas as publicações do IDenuncias são verdadeiras e não se trata de ‘Fake News’, como afirma a presidente da Câmara  de Itapetinga, Naara Duarte.

Certeza, que a ponderosa decisão, do promotor público suaviza o clima de tensão, que nos últimos dias tomou conta do Parlamento. As nuvens negras pareciam não se deceparem, angustia parecia eterno, o mau humor dos vereadores era visível, porém ambos sempre tiveram a segurança da presidente da Casa que a Promotoria Pública não seguiria com as denuncias.

Quem apostou na comandante da Casa, Naara Duarte se deu bem, com arquivamento os vereadores anda curtido o momento ‘mor’ ou ‘alpes’ do que poderia ser a maior ações contra um poder na história de Itapetinga. Uma possível investigação poderia mudar o quadro eleitoral provocando mudança profunda dentro do parlamento municipal. Com um detalhar o esquema asqueroso iria de fato ter um fim por algum tempo.

Com arquivamento das denuncias, os vereadores poderão ampliar o esquema dando um fim nas assessorias presencial, tornando-os todos laranjas, já que não teriam um cidadão capaz de denuncia-los por temer alguma forma de ações perseguidora por parte dos políticos.

Uma Luz no fim do túnel...
Mas nem tudo está perdido, tivemos conhecimento que um vereador teve a coragem de desafiar seus pares, ao apresentar Projeto de Lei, que determina o ponto eletrônico para os assessores parlamentares, o que inibiria a ampliação de comissionados laranjas. O vereador seria Romildo Texeira, deu entrada na proposta na sexta-feira (12), na secretária da Câmara de Itapetinga. Segundo publicação do cidadeacontece.com.br.

A iniciativa do vereador é surpreendente em momento e que a impunidade pode prevalecer dentro do Parlamento Municipal com arquivamento das denuncias. Os obstáculos para Teixeira ter seu projeto de lei aprovado são gigantescos, passando por comissões da Casa, onde a maioria dos parlamentares não querem ter conhecimento sobre a proposta do vereador.   

Tô nem aí....
O sonho de um laranjal pleno na Câmara Municipal de Itapetinga é caraterizado na postura da presidente Naara Duarte, mesmo com denuncias, ela tem mantido assessores laranja em seu gabinete, entre os comissionados está um indicado que dá expediente em uma loja de calçados no comercio local, em pleno horário de funcionamento da Câmara. Se a presidente dava pouca importância para grave exposição imagine com arquivamento da denuncia pelo Ministério Público, que vê normalidade em tudo isso.

Medidas moralizadoras?
O conceito de moralidade precisa ser mais esclarecido, pela presidente da Câmara de Itapetinga, que após série de denuncias sobre esquema de assessoria laranja, resolveu tomar medidas moralizadoras, exigindo que todos os vereadores prestem esclarecimentos, por onde andas os assessores parlamentares à disposição dos vereadores. Claro, se eles estivessem de fato trabalhando na Câmara não necessitaria de tais informações. O que precisa ser esclarecido se essas informações serão todas publicadas no site da Câmara a disposição da comunidade. Se ficar na gaveta da presidente só servira para si mesma.


Uma sugestão para a presidente da Câmara, Naara Duarte, que moralidade aceite a proposta do vereador Romildo Teixeira que obriga todos assessores parlamentares a baterem ponto eletrônico, já seria um gigantesco passa na moralidade do Poder Legislativo.

Na caça ao IDenuncias
Afastados do perigo, por decisão do Promotor de justiça, Gean Leão, os nobres ‘ardis’ visam uma meta obstacular que é a descoberta de quem está por trás do site IDenuncias, que “teve a coragem que muitos não tivera em denunciar o esquema”, como diz o ex-vereador Gama Sobrinho.

Para antecipar as investigações dos vereadores de Itapetinga, o IDenuncias é formado por pessoas sem filiação partidária e sem conluio com qualquer politico, a equipe trabalha nas sombras e continuará até que Ministério Público reveja sua decisão de arquivar um esquema tão quanto tenebroso quanto ilegal e imoral.