Vitória de Lula em Itapetinga e melhora na economia do país explica queda na rejeição ao PT na cidade, de 57% para 38%.
Dados revelam uma Itapetinga menos contraria ao Partidos Trabalhadores (PT). |
“A esperança vence o medo”, frase dita por Lula após eleger presidente da república pela primeira vez, traduz bem trechos de pesquisas de opinião enviado ao e-mail do IDenuncias na noite do sábado, 2/9, revelando que o antipetismo na cidade de Itapetinga desmoronou após eleição vitoriosa de Lula no ano passado.
Com carrinhos de supermercados mais cheios, promessa da picanha a todos, cumprida, e ganhos reais nos salários, levaram muitos itapetiguenses a reavaliar a repulsa que sentiam com ralação ao Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade.
Um antipetismo sustentado há décadas por grupos políticos no poder municipal da hoje, aliança MDB/União Brasil. Esse grupo foi habilidoso em pregar o legado Carlista em Itapetinga de bons governos ACM a Paulo Souto para manter a hegemonia e força política na cidade, mesmo o PT governando a Bahia. E mais habilidosos ainda em propagar o anti-PT com eficiência na população que sempre responderam nas urnas com rejeição a candidatos petistas a govenador. Mas, tudo indica que o jogo começou a mudar.
Segundo dados dos levantamentos enviados para o e-mail idenuncias@yandex.com, antes da eleição geral, o petismo era rejeitado por 57% da população de Itapetinga. Em pesquisa no segundo-turno com a consolidação da vitória de Lula no 1º turno no município, caíram para 51%. Já na pesquisa realizada entre fevereiro e março deste ano, chegou a 47% de rejeição contra o Partido dos Trabalhadores.
Em recém-pesquisa realizada em Itapetinga há poucos dias, a rejeição é de 38%, números considerados altos, porém, em queda livre, segundo avaliação de analista do instituto de pesquisa. Pelos prognósticos a queda na rejeição deve atingir patamares abaixo da média nacional com ações de governos petistas estadual e federal no município, como também, a manutenção do bom humor da população com relação à economia do país.
Itapetinga entra no mapa de obras do governo Lula no PAC 3 (VEJA AQUI) |
Institutos de pesquisas que avaliam o governo Lula revelam aprovação crescente do petista de uma rejeição de 25% na média nacional. Com boas notícias da economia os próximos levantamentos haverá tendência de mais queda na rejeição. Números que tudo indica refletem diretamente no eleitorado de Itapetinga.
A queda na rejeição do PT em Itapetinga é vista com otimismo pela cúpula da legenda baiana que estava com receio em lançar candidatura com petista na cabeça de chapa. Com números favoráveis planos de mero coadjuvante na eleição deve sair de cena para entrar como ator principal.