Novo confronto Moura Vs Hagge na eleição fica distante com Cida Moura no páreo

Novo confronto Moura Vs Hagge na eleição fica distante com Cida Moura no páreo

Disputa de 2008 que deu inicio a rivalidade entre os Moura e Hagge deve ficar no passado com ascensão de Cida Moura e o temor de mais uma derrota gabiraba.

Novo confronto Moura Vs Hagge na eleição fica distante com Cida Moura no páreo
Disputa como nas eleições de 2008 e 2012, de vitória de José Carlos Mouras sobre os gabirabas tem tudo para não existir nessa eleição municipal.  

A eleição municipal que definirá o novo prefeito de Itapetinga em 2025 está a menos de nove meses de distância. Mas nas ruas essa aparente longitude é encurta na medida em que a ex-primeira-dama Cida Moura consolida sua candidatura com visível favoritismo.

Após o carnaval uma série de pesquisas internas, governista e opositora deve monitora à vontade do eleitor em Itapetinga numa eleição cada vez mais polarizada entre aqueles que estão no poder e os que estão fora.

A curta distância que separa o dia da eleição de outubro não impede especulação de quem subirá no ringue eleitoral em Itapetinga. Na oposição o clima é de consolidação com a candidatura Cida Moura a espera do vice-prefeito para confirma a chapa majoritária com apoio do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e forças aliadas ao governo do Estado.

Ondina: escolha de vice-prefeito opositor passará pelo aval de Cida Moura
Ondina: escolha de vice-prefeito opositor passará pelo aval de Cida Moura (VEJA AQUI)

Já no grupo governista, a muitas pedras no meio do caminho para definir o candidato da majoritária na eleição de outubro. A guerra declarada, mas contida por enquanto, entre MDB gabiraba e União Brasil ZéOtavistas pela cabeça de chapa, manterá o suspense até a ex-primeira-dama decidir anunciar sua pré-candidatura a prefeita de Itapetinga.

No imbróglio governista, é esperar por Cida Moura a decidir: com Cida, é vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil) na cabeça de chapa; sem Cida é Eduardo Hagge (MDB), o candidato a prefeito mesmo sem apoio dos ZéOtavista. Ambos, poderá contar com apoio político do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) na eleição.

A tão sonhada revanche entre os Mouras e os Hagges na eleição se distância a cada gesto da ex-primeira-dama de ser a candidata a prefeita. A rivalidade que nasceu em 2008, na expressiva vitória de José Carlos Moura (PT), esposo de Cida Moura sob o velho gabiraba Michel Hagge (MDB), que sofreu derrota vexatória pela reeleição, impõe o temor de outro vexame nas urnas se a ex-primeira-dama for à candidata com Eduardo Hagge na cabeça de chapa.

No ninho gabiraba, cautela virou sinônimo de preocupação. E faz todo sentido na medida em que se observa o tamanho do desgaste político do prefeito Hagge nos últimos dois anos em uma lua-de-mel que não durou nem 12 meses após a estrondosa vitória de reeleição de mais de 70% dos votos das urnas do município.

Hoje, os gabirabas brigam para se manter de pé no poder municipal que necessariamente lutar por mais quatro anos pela Prefeitura de Itapetinga.

Os desafios de Renan Pereira a convencer gabirabas aceitar sua candidatura em 2024
Os desafios de Renan Pereira a convencer gabirabas aceitar sua candidatura em 2024 (VEJA AQUI)

Pelo andar da carruagem, Renan Pereira será o candidato a prefeito da aliança MDB/União Brasil, como, também, será o escudo e bode-expiatório de Rodrigo Hagge, em caso de derrota para a ex-primeira-dama onde a culpa por eventual insucesso nas unas será dos ZéOtavistas e não dos Gabirabas.