TCM aprova contas 2022 do ex-presidente da Câmara de Itapetinga Valquirão

TCM aprova contas 2022 do ex-presidente da Câmara de Itapetinga Valquirão

Dois anos de gestões do ex-presidente da Câmara de Itapetinga Valquirio Lima são aprovados pelo TCM da Bahia, após julgamento do último exercício 2022.

TCM aprova contas 2022 do ex-presidente da Câmara de Itapetinga Valquirão
Ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Valquirio Lima, o Valquirão (PSD).

Na tarde da quarta-feira, 6, o plenário Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) aprovou as contas publicas do exercício 2022 do ex-gestor da Câmara Municipal de Itapetinga Valquírio Lima, o Valquirão (PSD).

O Conselheiro e relator Alex Aleluia, aprovação com ressalvas sem imputação de qualquer multa ao gestor legislativo, porém, com advertência para adoção de providências por parte de Valquirão para evitar reincidência administrava caso, volte gestar a Câmara de Itapetinga.

O relator verificou inconsistência contábil no Demonstrativos de Ingressos e Desembolsos Extraorçamentários: “tendo em vista que a falha remanescente não repercute no mérito destas contas, deixa-se de imputar multa ao Gestor, ficando a Administração advertida a adotar providências no sentido de evitar a reincidência.” Diz Conselheiro Aleluia em sua decisão [Veja aqui].

Votaram com o Relator: Conselheiros Ronaldo Nascimento de Sant’Anna e Plínio Carneiro Filho. Foi presente o Ministério Público de Contas, representado pelo Procurador Dr. Guilherme Costa Macedo.

As contas de 2021, do ex-presidente Valquirão, também, haviam sido aprovadas pelo Tribunal de Contas, de um ano de gestões atípico, onde foram julgadas as contas de três presidentes da Câmara de Itapetinga em único exercício, por decorrência do falecimento do então presidente Léo Matos em acidente de pesca, onde assumiu o vice-presidente Anderson da Nova, e em uma nova eleição da Mesa Diretora elegeram o presidente Valquirio Lima.