Morre Herzem Gusmão prefeito de Vitoria da Conquista, vítima da covid

Morre Herzem Gusmão prefeito de Vitoria da Conquista, vítima da covid

Prefeito Herzem Gusmão perdeu a luta para a covid-19, na noite desta quinta-feira, as 21:hs.

Morre Herzem Gusmão prefeito de Vitoria da Conquista, vítima da covid
Prefeito de Vitoria da Conquista é mais uma vitima da Covid-19.


Há poucas horas do anúncio da morte do senador da republica Major Olímpio (PSL) por decorrência da covid-19, nesta quinta-feira (18). Outro político é vitima da mesma doença, desta vez, o prefeito de Vitoria da Conquista do sudoeste baiano, Herzem Gusmão, que perde a luta para vírus letal.

Foram quase quatro meses guerreando contra o coronavírus, mas o prefeito  Herzem Gusmão, não resistiu às complicações geradas pela doença e faleceu nesta quinta-feira (18), por volta das 21hs. Com 72 anos, Herzem foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Pouco mais de uma semana depois, foi internado no Hospital Samur, em Conquista, com complicações pulmonares causadas pela doença, e posteriormente transferido para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

O prefeito de Conquista tinha apresentado melhora no quadro clínico durante a última semana, chegando inclusive a deixar o leito de Terapia Intensiva. No sábado (6), ele retornou. As notícias depois disso foram de sucessivas pioras no quadro clínico. Na ocasião, Herzem afirmou em um áudio que a "equipe médica achou por bem que eu voltasse pra UTI. Eu estou ainda necessitando de mais oxigênio. Então, eu voltei para usar o cateter de alto fluxo”. Ouça último áudio de Herzem:



Na publicação no site oficial da Prefeitura de Vitoria da Conquista a noticia que os conquistenses não queriam ler. "É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr. Herzem Gusmão, ocorrido na noite desta quinta (18), por volta das 21h, no Hospital Sírio Libanês"

Nascido no dia 2 de junho de 1948, Herzem Gusmão iniciou a carreira trabalhando em uma rádio, aos 20 anos. O prefeito reeleito em Conquista é formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente. Um ano depois, assumiu o mandato onde ficou por 15 meses.

Fora da Assembleia Legislativa foi para assumir o cargo de Prefeito em sua cidade Natal em 2016, quando venceu a eleição daquele ano. Já em 2020, Herzem foi reeleito para o mandato de mais 4 anos. Por conta da doença, Herzem Gusmão não conseguiu estar à frente de Conquista em nenhum dia do seu segundo mandato na terceira maior cidade da Bahia.

Com a morte do titular, assume em definitivo a vice-prefeita, Sheila Lemos (DEM), que seguirá no cargo pelos próximos três anos.