Vereadores devem votar reajuste no preço da passagem de ônibus em Itapetinga

Vereadores devem votar reajuste no preço da passagem de ônibus em Itapetinga

Preço da passagem de ônibus coletivo em Itapetinga deve passa dos atuais R$ 3,25 para 4,00 reais, caso Câmara aprove reajuste. 

Passagem de ônibus deve sofre reajuste de 23% em Itapetinga. Proposta esta na Câmara de vereadores.

Nesta quarta-feira (22), o plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, deve discutir e votar uma série de projetos de leis, que inclui o reajuste nas passagens de ônibus de transporte coletivos. A proposta nos reajuste está com as Comissões de Orçamento, Transporte e Justiça do legislativo, que analisa a planilha de custo apresentada pela empresa de transporte Viação Itapetinga.

De acordo com fonte interna das comissões reunida nesta manhã de quarta, a previsão do reajuste nas passagens é de 23%, elevando os atuais preços de R$ 3,25 para 4,00 reais. Caso seja votado hoje (22), o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) deve autorizara a partir da próxima semana ou no inicio de julho a cobrança no novo preço da passagem de ônibus coletivo em Itapetinga.

Uma previsão de reajuste nas passagens que deve impactar ainda mais no apertado orçamento dos itapetinguenses que sofre com reajuste frequente nos preços da alimentação que já consome grande parte da renda das famílias.  

O reajuste está previsto no contrato de concessão e deve ser autorizado pela prefeitura baseado nos custos do óleo diesel, por exemplo. O frequente aumento nos preços dos combustíveis é uma realidade difícil para empresa Viação de Itapetinga assegurar os atuais de 3,25 reais, em um estado que paga hoje, a gasolina e óleo diesel mais caro do país após a privatização da Refinaria de Mataripe, antes chamada de Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde pela Petrobrás. 

Se mega-aumento dos combustíveis é ruim para Brasil, imagine para Bahia que é a mais cara do País (VEJA AQUI)

A empresa Viação Itapetinga argumenta aos vereadores em planilha, as dificuldades que a empresa de transporte vem passando em decorrência das altas nos preços diesel e altos custo de manutenção da frota além de pagamento de tributo municipal que é 5% do faturamento da empresa.

Foto imagem da planilha da Viação Itapetinga encaminhado a vereadores das Comissões com proposta de reajuste nas passagem de ônibus.

Segundo a Fonte interna, membros da Comissão de Orçamento e Contas, vereadores: João de Deus (MDB), Tuca da Civil (republicano) e Helder de Bandeira (PSC), tentaram na reunião encontrar algumas dificuldades ou amarras para emitir um parecer favorável ao reajuste das passagens de ônibus defasada pelos seguidos aumentos pela Petrobras. De acordo com um dos vereadores, no passado não tão distante para aprovar um reajuste, vereadores usavam subterfúgios para obter vantagem da empresa de transporte. O problema hoje, com série de reajustes nos combustíveis, vêm colocando a empresa de transporte coletivo em risco de sobrevivência no município, que mês, fecha no azul, outro no vermelho, um reajuste que não dá para esperar por mais tempo.