Com quase três meses sem divulgar casos da Covid em Itapetinga, Saúde do municipal vai para os festejos juninos omisso a dados da doença na cidade.
Barracas típicas do festejo juninos mantadas na Alameda Rui Barbosa centro da cidade. |
Depois de 2 anos sem festejos juninos em Itapetinga após um trágico período agudo de pandemia que levou a morte de 179 pessoas na cidade. O Parque Poliesportivo da Lagoa volta a ser palco de shows da principal festa nordestina, o tradicional São João que deve atrair uma multidão de diversas regiões baianas. E com o público, infelizmente, pessoas assintomáticas que possa ter contraído o vírus da covid-19 sem saber e transmitir no festejo no respirar e na dança que no forró é coladinho.
A secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga há meses não divulga os casos de Covid no município. No site da Prefeitura a última atualização dos números de infectados na cidade é de 17 de março/2022. Na Sesab, a Saúde estadual registra que Itapetinga da terça-feira (21), existe 8 casos ativos da doença, 179 óbitos e 7.511 casos confirmados. Porém, existe um disparate em casos de Covid no que é divulgado pela Saúde Municipal e estadual.
A divulgação de casos da Covid em Itapetinga é uma obrigação por lei, mesmo assim, a secretaria de saúde vem ignorando e omitido os dados para população local que esta às escuras sem saber quais os riscos reais de participar de um festejo e não serem contaminados, e pior, levar a doença para suas casas.
Os riscos sempre existirão principalmente após relaxamento da população com as doses de reforço, onde parte do público alvo da vacinação praticamente abandonou a ideia de voltarem a se imunizados, seja por questão política ou religiosa, a resistência à dose de reforço é um fato.
Pagos, mídia de Itapetinga limita publicações sobre Covid e ajuda na disparada do contágio (VEJA AQUI) |
No site da Prefeitura de Itapetinga, uma outra publicação chama atenção ao convocar o público a irem aos festejo no parque da lagoa, afirmando que será mais segura de todas com monitoramento eletrônico em todo circuito do forró, é uma excelente e boa notícia. Mas infelizmente o inimigo número 1 não é de carne e osso, é invisível.
Não resta dúvida que após os festejos juninos os números de casos em Itapetinga devem disparar como já vem ocorrendo no município o aumento de pessoas infetadas pela Covid-19 e suas variantes. Mas seria mais que prudente e sábio se a secretaria de saúde voltasse a divulgar os boletins diários como alerta as pessoas a se cuidarem e fazer da nossa festa junina uma diversão e não um pesadelo de uma ressaca viral. Se cuidem é boas festas!