Favoritismo do tio do prefeito Rodrigo Hagge, Eduardo Hagge dispara sem a ex-primeira-dama de Itapetinga na disputa do ano que vem.
Eduardo Hagge (MDB), tio do prefeito de Itapetinga dobra citação em lavamento sem Cida Moura na lista estimulada. |
Com parte da pesquisa 3 em mãos, avaliação do IDenuncias é que sem a ex-primeira-dama Cida Moura, o caminho do reinado dos Hagge na Prefeitura de Itapetinga estará aberto na eleição 2024.
Esclarecendo que o IDenuncias tem limite na divulgação de dados da pesquisa a prefeito de Itapetinga por decorrência de um acordo selado com os financiadores do levantamento via e-mails. O site continua a cobrar a integra da pesquisa.
Com nove postulantes a vaga de prefeito de Itapetinga em 2025, apenas dois nomes engloba a bolha da polarização: Cida Moura e Eduardo Hagge (MDB) ao deixar para trás seus suposto adversários que inclui até o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil) que amarga no levantamento menos de 4%, os demais de 2% a 1%, e têm ainda os que não conseguiram pontuar, como Reina Gusmão, Romildo Teixeira (PDT) e o blogueiro e advogado Davi Ferraz (MDB). Provavelmente, esses três pré-candidatos estarão fora dos próximos levantamentos.
O levantamento realizado entre o final de junho e inicio de julho, evidência o favoritismo do emedebista Eduardo Hagge sem a ex-primeira-dama na eleição do ano que vem. Citação ao gabiraba dobra com ausência de Cida Moura na lista estimulada. É como se eleição 2020 sofresse dejavú em 2024, com candidatos ruins contra o prefeito no poder.
A lagar vantagem de Cida Moura que supera e muito, a soma de todos os seus supostos adversários, é pelo fato da ex-primeira-dama ter ganhado musculatura política própria sem ajuda do seu marido o ex-prefeito petista José Carlos Moura, ou muito menos de coligação ou coalizão política.
Acima de 53% no lavamento, a ex-primeira-dama ainda conta com apoio do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), que a surpreendeu e sua família com uma visita do governante baiano em sua residência, em um gesto no qual o petista deu fim na especulação de mais um racha opositor como ocorreu na eleição 2020, do vexame nas urnas.
Pesquisa 3: Cida Moura amplia mais 2 pontos, Eduardo Hagge cresce 9 e vice Renan Pereira fica para trás (VEJA AQUI) |
A jornada de Eduardo Hagge é um pouco mais difícil, o tio do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) precisará convencer aliança MDB/União Brasil e aliados político que a escolha familiar para Prefeitura de Itapetinga é uma boa opção. Eduardo terá o apoio de um prefeito desgastado por escândalo de corrupção e por uma péssima gestão administrativa no município.
No momento, o caminho de Cida de Moura para chegar a Prefeitura em 2025 é suavizado pela indicação governador da Bahia a sua candidatura à prefeita. Fato, que impõem a partidos e políticos opositores restrições sobre disputa interna a vice-prefeito na chapa encabeçada pela ex-primeira-dama. As ordens da composição da chapa virão do Palácio de Ondina.