Por verba publicitária em 2025, emissoras de rádios e blogs esquecem pacto anti-Cida e começam a propagar candidatura da ex-primeira-dama.
Publicidade com dinheiro público faz a diferença na hora de lembrar da ex-primeira-dama Cida Moura como candidata a prefeita de Itapetinga. |
Esta semana colaboradores do IDenuncias se surpreenderam com grande parte da mídia de Itapetinga abastecida com dinheiro público, pela primeira vez, a imprensa mencionar o nome de Cida Moura nas emissoras de rádio e em alguns blogs resistente ao nome opositor. O assunto dominante em questão era saber em que partidos políticos a ex-primeira-dama iria se lançar candidata à prefeita, pelo PSD ou PT.
Pagas pelo prefeito Rodrigo Hagge para jamais citar a existência do IDenuncias nas grades de programações das emissoras de rádio, pelo fato, do site publicar revelações comprometedoras de esquemas suspeitos de corrupção na Câmara e Prefeitura de Itapetinga, assim, como, as matérias políticas exclusivas da cidade. O prefeito manteve até a semana passada tudo sobre controle na mídia local abastecidas com dinheiro da Prefeitura. Mas o gestor municipal sofreu revés inesperado.
Hoje, o despertar das emissoras de rádio e blogs sobre candidatura Cida Moura, não é atoa. Elas [emissoras] já estão de olho nas distribuições das verbas publicitária do novo governo municipal em 2025. Então para quer deixar o nome de maior ascensão política do momento de fora da corrida onde até o ano passado para emissoras só havia dois candidatos a prefeitos na cidade, os governistas Eduardo Hagge (MDB) e o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil), que mesmo diante de forte publicidade não conseguiram abalar o crescimento da ex-primeira-dama no eleitorado.
No rádio, nos últimos 14 meses, possível candidatura da ex-primeira-dama sofreu apagão coletivo. Já alguns blogs apostaram em nomes de conveniência política por questões financeiras, caso, o candidato sentasse na cadeira de prefeito. O insucesso da mídia se deve a peneirada popular que excluíram nomes desgastados pelo tempo ao apostar na mudança de poder de preferência com uma mulher.
O nome de Cida Moura ganhou musculatura a partir das publicações de colunas políticas do IDenuncias com colunistas de visões aguçadas dos bastidores da política local tecendo opiniões sobre o futuro da cidade na eleição. Ao antecipar o jogo da corrida pela cadeira de prefeito desde ano passado obrigou prováveis pré-candidatos a dá as caras ou caso contrário ficariam para trás com publicações revelando vantagens da ex-primeira-dama registrada em pesquisas internas encomendas por partidos, empresários e agentes do governo do Estado, no qual, o site teve acesso por e-mail.
Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura (VEJA AQUI) |
Mas, só para esclarecer, o nome Cida Moura não surgiu atoa na política de Itapetinga já que política interna do jornalismo do IDenuncias não permite palanque para candidatos, seja, a prefeito ou vereador.
Tudo começou na eleição 2022, em especial, de presidente da republica e governador da Bahia quando a ex-primeira-dama Cida Moura foi às ruas defender seus candidatos petistas Lula e Jerônimo. Na outra ponta, o vice-prefeito Renan Pereira correndo trecho por Jair Bolsonaro (PL) e ACM Neto (União Brasil). As imagens do dois nas ruas publicadas pelo IDenuncias dava o tom da eleição municipal com candidatos a prefeito e provável favorito no pleito municipal em caso de vitória de ACM Neto e Jair Bolsonaro para o vice-prefeito e para Cida com vitórias petistas na eleição.
Candidata do governador Cida Moura vira estrela em evento de inauguração em Itapetinga (VEJA AQUI) |
As urnas deram Lula e Jerônimo Rodrigues. Vitórias que chancelaria o favoritismo de Cida Moura na eleição deste ano. A ex-primeira-dama lidera a corrida pelo pleito por ter credito nos seus candidatos. Renan tem dificuldade de candidatura sobre constantes ameaças de gabirabas por que perdeu com seus candidatos de direita e extrema direita.
Nas últimas visitas do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues em Itapetinga, expôs seu jarro precioso no planejamento da reconquista da Prefeitura de Itapetinga. Na primeira, um inédito chá da tarde na residência da Família Moura. No segundo visitar do governante a inauguração do complexo esportivo de Itapetinga com direito a chagada em veiculo do chefão do Estado ao lado Cida Moura, de um recado do governante baiano que a favorita nas pesquisas era também, a favorita do governador petista em Itapetinga.
Gestos políticos que em qualquer cidade do país era amplo destaque na mídia local. Mas aqui em Itapetinga só virou notícia pela existência do IDenuncias, isso, graças a credibilidade de suas publicações que ganhou vida própria e conquistou o leitor da cidade desde sua existência denunciando os esquemas de assessores laranjas de vereadores na Câmara de Itapetinga para prática das rachadinhas.
A conveniência política de parte da imprensa de Itapetinga havia levado a mídia local a desprezar o seguimento de uma mulher influente como candidata a prefeita para não perde as gordas distribuições de verbas publicitárias vinda da Prefeitura de Itapetinga. Agora, essas mesmas emissoras de rádio local serão obrigadas a citarem Cida Moura, ou, caso contrário terão caixa vazio no ano que vem.
Vida que segue.....