Deputado petista é denunciado por manter funcionária fantasma na Câmara

Deputado petista é denunciado por manter funcionária fantasma na Câmara

Procuradora-geral da República apontou que prática desviou R$ 49 mil dos cofres públicos


O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), durante sessão do Conselho de Ética da Câmara 
O GLOBO - A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, denunciou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) pelo crime de peculato sob acusação de empregar uma funcionária fantasma em seu gabinete. A denúncia foi protocolada no Supremo Tribunal Federal ( STF ), mas deve ser enviada à primeira instância porque o parlamentar não se reelegeu.

Raquel Dodge apontou que o deputado petista desviou R$ 49 mil dos cofres públicos com a prática criminosa. Segundo a denúncia, Luiz Sérgio empregou uma funcionária entre fevereiro de 2013 e março de 2015. No mesmo período, ela atuava como estagiária na prefeitura de Macaé (RJ) e frequentava graduação em Engenharia de Produção no município de Vassouras (RJ).

De acordo com a PGR, a funcionária “não exerceu, em momento algum, as funções públicas inerentes ao cargo de secretária parlamentar”. Em depoimento, ela afirmou que tinha função de exercer uma “ponte” com grupos políticos na região de Mendes (RJ) quando acionada, mas admitiu que sua atuação era “eventual” e que era “bem raro” ser procurada para essa atividade.

Procurada, a assessoria de Luiz Sérgio informou que ele só vai se pronunciar nos autos.

A polêmica envolvendo desvios de verba de gabinete de parlamentares voltou à tona depois que relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontaram movimentações financeiras atípicas de deputados estaduais do Rio, dentre eles o senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), e o Ministério Público do Rio passou a investigar suspeitas de improbidade administrativa envolvendo desvios de salários de assessores de 27 deputados.