Governo da Bahia mantém sigilo sobre quantidade de doses destinadas a Itapetinga e demais municípios

Governo da Bahia mantém sigilo sobre quantidade de doses destinadas a Itapetinga e demais municípios

Após antecipar vacinação contra Covid-19, Itapetinga terá a CoronaVac na terça-feira (19). Sobre o número de doses ao município, Governo mantém sigilo. 


Governo da Bahia mantem sigilo sobre quantidade de doses destinadas a Itapetinga e demais municípios
CoronaVac chega a Bahia ainda nesta segunda-feira (18).


O Governo da Bahia manterá sob sigilo a quantidade de doses da vacina CoronaVac a ser destinada ao municípios do interior. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) argumentou que a não divulgação seria por questão de segurança. 

Com previsão de distribuição da vacina para quarta-feira (20), o Ministério da Saúde decidiu antecipar a distribuição da CoronaVac para esta segunda-feira (18) por pressão do governadores propuseram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiantar o início do processo de distribuição e vacinação da população.

Foram encaminhadas ao estado 376.600 doses do imunizante, que será utilizado para vacinar cerca de 180 mil pessoas. Nesta fase serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em asilos serão prioritários.

De acordo com governo da baiano, assim que chegarem à Bahia, as doses da vacina serão levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. O local foi escolhido como ponto de guarda do imunizante e onde foi montada, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), uma sala de refrigeração para abrigar as doses. A depender do horário da chegada, a estimativa é de que as vacinas permaneçam nesta sala por aproximadamente três horas.

Após a chegada na sede do Graer será iniciado o processo de separação e distribuição para os 417 municípios baianos. Segundo a Sesab, cerca de 45 mil doses serão disponibilizadas para a capital baiana e, por motivo de segurança, a quantidade das doses que serão destinadas aos demais municípios não será divulgada.

A previsão para Itapetinga, é que a vacina esteja disponível a população prioritária, no caso, profissionais da saúde e idosos, já nas primeiras horas da manhã da terça-feira (19). Sobre o plano de vacinação no município, até o momento do fechamento desta matéria, não havia qualquer citação no site oficial da Prefeitura de Itapetinga. Mas tudo indica que o município deverá seguir o protocolo nacional de grupos prioritários.

As cidades previstas para receber aeronaves com doses da vacina ainda na noite desta segunda-feira são: Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina (pouso) com vacinas direcionadas a Juazeiro, Lençóis (pouso) com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Itapetinga receberá as doses na cidade vizinha de Vitoria da Conquista sob escolta policial.