Com ocupação de UTIs no limite, Bahia antecipa toque de recolher para 20Hs a partir de segunda

Com ocupação de UTIs no limite, Bahia antecipa toque de recolher para 20Hs a partir de segunda

Com 80% de ocupação dos leitos de UTI, o governador da Bahia anunciou a ampliação do toque de recolher, que passará a ser válido entre 20h e 5h a partir desta segunda-feira (22).


Com ocupação de UTIs no limite, Bahia antecipa toque de recolher para 20Hs a partir de segunda
Toque de recolher em Itapetinga nesta segunda-feira (22) será a partir das 20h e não mais as 22hs.


Pelo terceiro dia consecutivo, a Bahia registra o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19 desde o início da pandemia. São 890 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. O boletim epidemiológico deste domingo (21) também registra 63 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje (21).

Segundo a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), o Estado registra 80% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 neste domingo.  Por conta disto, o governador Rui Costa (PT) anunciou a ampliação do toque de recolher, que passará a ser válido entre 20h e 5h, já a partir desta segunda-feira (22). Antes, a medida tinha início às 22h.

Em seu perfil no Twitter, o governador Rui Costa, esclareceu os motivos da antecipação "Infelizmente, alcançamos a marca de 80% de ocupação dos leitos de UTI na Bahia e a consequência será a ampliação do horário do toque de recolher. A partir desta segunda, dia 22, a restrição será das 20h às 5h. A região Oeste será a única exceção na atualização do decreto."


Sobre mudanças no Decreto Estadual, Rui, twitou ainda sobre os novos horários de funcionamento de atividades como bares, restaurantes e delivery de alimentos. "O atendimento presencial em bares e restaurantes será até 18h. O funcionamento do transporte metropolitano até 20h30. Delivery de alimentos até 23h. Medidas visam conter avanço do coronavírus. Estamos vivendo um momento extremamente grave e conto com a compreensão de todos.".


Em Itapetinga, o quadro fiscalizador contra Covid-19 é de total abandono por parte da autoridade do município, que este fim de semana vem registrado aglomerações em bares com direito a show de voz violão. Isso, sem o mínimo de incomodo das autoridades sanitária. Pelo boletim epidemiológico de Itapetinga atualizado no sábado (20), são: 3220 casos confirmados e 73 mortos pela Covid-19.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), publicou em seu site números de telefone do disk aglomeração. A Sesab acredita com a denuncia de aglomerações em espaços públicos ou privado felicitaria o trabalho fiscalizador da Policia Militar. Para isso, a população poderá utilizar os canais de comunicação oficiais através do 190, ou (71) 3235-0000 (para a capital) e no interior do estado por meio do 181. Lembrando que a denúncia é anônima e a viatura mais próxima é acionada para o local.