Com Saúde à beira do colapso, Bahia terá toque de recolher nesta sexta. Itapetinguense vive esse caos

Com Saúde à beira do colapso, Bahia terá toque de recolher nesta sexta. Itapetinguense vive esse caos

Enquanto itapetiguense sobrevive ao colapso da saúde. Governador decreta toque de recolher por 7 dias das 22H a 05:hs com inicio nesta sexta-feira (19).

Assim como 342 cidades baiana entrarão em toque de recolher, Itapetinga também inicia a ordem do governo do Estado nesta sexta-feira. 


Verão e vida noturna esta em raizada na da vida dos baianos, principal no sextou!!!. Mas, com o quadro do sistema de saúde pública está à beira do colapso por conta da pandemia da Covid-19, com UTIs de ocupação 100%, a sexta-feira é de ficar em casa no 'toque de recolher' das 22hs às 05hs dos dias seguinte por 7 dias.

Com 342 cidades do Estado, incluindo Itapetinga, as regras estabelecidas pelo Governo da Bahia, são claras: se não houver justificativa de urgência, todo mundo deve ficar em casa enquanto vigora o toque de recolher. Que estará em vigor desta sexta-feira (19)  até o dia 25 de fevereiro, somente atividades essenciais estarão liberadas para funcionar. 

De acordo com Decreto Estadual, ficam expressamente vedados ainda, entre as 22h e às 5h, o funcionamento de bares, restaurantes, lojas de conveniência e demais estabelecimentos similares que comercializem bebidas alcoólicas, inclusive na modalidade delivery.

A medida foi adotada por conta do risco de colapso no sistema de saúde baiano devido ao aumento de casos de covid-19 e aos altos índices de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) do interior e capital. 

Com ocupação muito próximo de 100%, as UTIs estão no limite do caos, e nesta semana um cidadão itapetiguense, viveu o drama deste inicio colapso. O taxista e servidor Público, Flávio Viana, encontra-se em estado grave por ter contraído o vírus da Covid-19. Seus familiares vivenciaram o drama que a saúde da Bahia está, em quase colapso no sistema público.  

À esperada de regulação para UTI de hospital especializado em caso da covid-19, em Salvador, já que as do interior estão sobrecarregados. Flavão do SAAE, como é apelidado, conseguiu ser transferido para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, através de uma UTI Aérea.

Mas para Flavão conseguir essa vaga, segundo relatos de familiares, o outro paciente que ocupava a vaga na UTI da capital teria morrido horas antes da transferência do taxista e servidor publico pra Salvador.


Montagem de foto na torcida da recuperação do itapetinguense Flávio Viana.

Para que o drama de Flavão do SAAE e seus familiares não sejam vivenciados por outros itapetiguenses. Os únicos caminhos são isolamento e distanciamento social, por pior que seja, é necessário. Não há mais vagas nas UTIs, as vacinas contra Covid-19, vão demorar a chegar para todos diante a inércia do Governo Federal na compra dos imunizantes. 

Sobre o toque de recolher, hoje decretado pelo govenador da Bahia, Itapetinga já vivenciou, e o resultado não foi nada promissor, devido ao horários da noite, o município não conseguiu impedir a proliferação do vírus, que chegou a registrar em único dia mais de 70 pessoas infectadas, mesmo com o recolhimento noturno.