Após 11 votos no STF pela prisão de Silveira, pressão para Câmara manter bolsonarista na cadeia aumenta

Após 11 votos no STF pela prisão de Silveira, pressão para Câmara manter bolsonarista na cadeia aumenta

Após unanimidade do STF na prisão de Daniel Silveira, pressão recai, agora, sob os deputados federais que decidirão se mantém ou não o deputado bolsonarista na cadeia.


Após 11 votos no STF pela prisão de Silveira, pressão para Câmara manter bolsonarista na cadeia aumenta
Deputado federal Daniel Silveira (PSL) é conduzido ao IML do Rio de Janeiro (RJ) para fazer exame de corpo de delito.


O Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu por unanimidade nesta quarta-feira (17) manter na prisão o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi detido por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após divulgar um vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5) o mais violento ato da ditadura militar no Brasil e discurso de ódio contra os integrantes da Corte

Agora o processo do Deputado bolsonarista deverá ser enviado dentro de 24 horas para a Câmara, a quem caberá resolver sobre a detenção do deputado. Conforme previsto na Constituição, em caso de prisão em flagrante de um Parlamentar por crime inafiançável.

Com a decisão unanime de todos os ministros da Corte, a pressão sobre os deputados para manter Silveira na cadeia aumentaram ainda mais, por não haver argumento para contestar a prisão em flagrante do deputado bolsonarista.  

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar nos próximos dias uma denúncia formal contra o parlamentar, que já responde a dois inquéritos na própria Corte Suprema, a das fake News e atos antidemocráticos. 

Segundo a publicação do O Estado de S.Paulo, houve uma tentativa do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira em tentar demover o ministro de determinar a prisão, mas ouviu de Moraes o recado de que a decisão já estava tomada. Lira também falou com Fux sobre o episódio, e de nada adiantou os ministros já se mostravam solidários com a decisão de Moraes. 

Em outra publicação, desta vez da UOL, da coluna Juliana Dal Piva, o vídeo feito pelo deputado bolsonarista seria uma tentativa de impressionar o presidente Jair Bolsonaro e seu entorno visando as eleições de 2022.

De acordo com a colunista UOL, Pessoas próximas a Bolsonaro e ao deputado contaram à coluna que Silveira "não andava tão bem" com o presidente e seus assessores mais próximos. As discussões em torno das eleições do ano que vem e as possíveis trocas de partido teriam motivado dúvidas sobre o quanto Silveira se manteria fiel ao bolsonarismo.

O jogo arriscado de Silveira só para agradar Bolsonaro, tá saindo caro para o deputado federal, que acredita cegamente na possibilidade do plenário da Câmara dos Deputados revoga o mando de prisão. O problema é que Silveira calculou mal, deputados, principalmente do Centrão andam enroscados com processo no Supremo, e contrariar todos os ministros nessas alturas não seriam um bom negocio, ou melhor, dizendo, uma melhor jogada.