Moraes manda prender deputado bolsonarista após desafiar ministros do STF em vídeo

Moraes manda prender deputado bolsonarista após desafiar ministros do STF em vídeo

Sobre protesto que seria um preso político, deputado é conduzido para Superintendência da PF, após cumprimento de manto de prisão por Moraes do STF.

Deputado bolsonarista é conduzido para Superintendência da Policia Federal, após cumprimento do manto de prisão determinado pelo Ministro do STF, Alexandre de Moraes.


O vídeo do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), postado nas redes sociais em desafio a ministros da Alta Corte e com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), tá saindo caro para o Parlamentar, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar na noite da terça-feira (16) a prisão do deputado do Estado do Rio de Janeiro.

A ordem de prisão em flagrante contra o deputado bolsonarista é pela prática de crime inafiançável foi determinada pelo ministro do STF para ser cumprida “imediatamente e independentemente de horário”, o que não é um procedimento comum. A liminar de Moraes deve ser referendada pelo plenário do Supremo na sessão desta quarta-feira (17). Prazo dado a Câmara dos Deputados para chancelar ou não à prisão do deputado é de 24hs. Após o mandato de prisão, Moraes entrou em contato com o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), por telefone.

No vídeo, que esta sendo determinado pelo STF sua retira das redes sociais, em trechos mais agressivos, publicado pelo parlamentar é quando ele diz que gostaria de ver ministros da corte "na rua levando uma surra".

“Por várias e várias vezes já te imaginei (Fachin) levando uma surra. Quantas vezes eu imaginei você e todos os integrantes dessa corte aí. Quantas vezes eu imaginei você, na rua levando uma surra. O que você vai falar? Que eu tô fomentando a violência? Não, só imaginei. Ainda que eu premeditasse, ainda assim não seria crime, você sabe que não seria crime. Você é um jurista pífio, mas sabe que esse mínimo é previsível. Então qualquer cidadão que conjecturar uma surra bem dada nessa sua cara com um gato morto até ele miar, de preferência após a refeição, não é crime” afirmou deputado Silveira.

Em outro trecho, o deputado exalta a volta do Ato Institucional 5 (AI-5), imposta pelo regime militar para justificar o fechamento do Congresso Nacional, durante os anos de chumbo. “O AI-5, que é o mais duro de todos como vocês insistem em dizer, aquele que cassou três ministros da Suprema Corte, você lembra? Cassou senadores, deputados federais, estaduais… foi uma depuração. com um recadinho muito claro: se fizer besteirinha, a gente volta”, afirmou Silveira.

No vídeo, o parlamentar faz ataques nominais aos ministros Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. Chega a fazer elogios ao presidente Luiz Fux, dizendo que respeita seu conhecimento jurídico, mas o inclui nas críticas genéricas que fez sobre os onze ministros.

O parlamentar bolsonarista já havia sido alvo de quebras de sigilo bancário e de busca e apreensão no inquérito das fake news. Ele gravou o vídeo para sair em defesa do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército após publicação de polêmico livro, que é questionado por políticos da velha guarda que afirmam que relatos do general são inverídicos. 

Com a Polícia Federal (PF) cumprindo o mandato de prisão contra o Parlamentar bolsonarista, Silveira, antes de ser conduzido para superintendência da PF, o deputado publicou outro vídeo nas redes sociais, “Polícia federal na minha casa neste exato momento com ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes. Abandonei minha prerrogativa de deputado e permitir a entrada da policia federal para cumprimento da decisão” afirmou o deputado bolsonarista, que chegou a declara no momento da condução a PF, que seria um 'preso político'. Veja a publicação: