Por 364 votos a favor, Câmara decide manter deputado Silveira na cadeia

Por 364 votos a favor, Câmara decide manter deputado Silveira na cadeia

De nada adiantou os pedidos de desculpas de Daniel Silveira. Câmara decidiu por maioria de 364 a favor e 130 contra, manter o deputado bolsonarista na prisão.  


Por 364 votos a favor, Câmara decide manter deputado Silveira na cadeia
Câmara decide manter prisão do deputado Daniel Silveira


Em sessão nesta sexta-feira (19), a Câmara dos Deputados acompanhou a decisão unanime do Supremo Tribunal Federal – STF, e manteve atrás das grades o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ). Por 364 votos favoráveis  e 130 contra, ainda tiveram 3 abstenções.

Na votação, as lideranças de 18 partidos recomendaram o voto “sim” ao parecer da relatora Magda Mofatto (PL-GO), a favor da manutenção da prisão de Silveira.

Apenas 3 partidos  PTB, PSL e Novo encaminharam o voto “não” às suas bancadas. Outras 3 legendas  PROS, Podemos e Patriotas  liberaram seus parlamentares a votarem como desejassem.

Durante a sessão, Daniel Silveira usou a palavra por 3 vezes. Ele pediu desculpas ao povo brasileiro, mas não aos ministros do STF, a quem atacou duramente no seu vídeo. Disse que sua prisão foi ilegal e repetiu que falou de cabeça quente, e que uma pessoa “vai de 0 a 100 rapidamente”.

Mas de nada adiantou, os pedidos de desculpas e perdão feitos pelo deputado federal bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), na sessão que selou seu destino. A Câmara confirmou o pedido de prisão em fragrante sem direito a fiança expedido pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), por publicar vídeo externando o desejo da volta do AI-5 – Ato Institucional, decretado pelo regime militar para justificar prisões ilegais e fechamento do Congresso Nacional e recheado de declarações com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal.

Ao longo da semana, Silveira foi abandonado por membros do Centrão grupo de partidos que se tornou da base de Bolsonaro após a liberação de cargos e emendas.

Nem mesmo todo o PSL defendeu a liberdade de Silveira. O partido, que hospedou Bolsonaro nas eleições de 2018, se dividiu após divergências internas e denúncias de candidaturas laranjas. Ficaram ao lado de Silveira nesta sexta alguns deputados mais ligados ao bolsonarismo.

Os deputados bolsnaristas na Câmara que são minoria, não conseguiu levar o plano de convencimento de ir contra a decisão dos ministros do STF, que chancelou a prisão de Daniel Silveira. Afinal, no Parlamento, Bolsonaro está nas mãos do Centrão, e o Centrão está nas mãos do STF. Assim fica difícil seguir Bolsonaro e seus seguidores na Câmara.