MPF investiga Jair Renan, filho de Bolsonaro por tráfico de influência

MPF investiga Jair Renan, filho de Bolsonaro por tráfico de influência

Por ter articulado encontro de empresários com o ministro do Desenvolvimento, o caçula do presidente teria ganhado carro elétrico de presente.


MPF investiga Jair Renan, filho de Bolsonaro por tráfico de influência
Depois dos filhos 01, do 02 e do 03, do presidente Bolsonaro serem alvos de investigação. Agora é a vez do 04 entra na mira do Ministério Público Federal (MPF).


Empresários que fazem parte de um grupo com atuação nos ramos de construção e mineração se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um mês após doar um carro elétrico avaliado em R$ 90 mil a Jair Renan, um dos filhos de Jair Bolsonaro (presidente da República), e a outro parceiro comercial.

A reunião contou com a presença de Jair Renan e representantes da Gramazini Granitos e Mármores Thomazini (que compõem o grupo) e foi agendada a pedido de um assessor da Presidência da República. A informação é do jornal O Globo.

A empresa recebe, desde setembro de 2019, um benefício fiscal de 75% no pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Ele é válido até 2028 e foi concedido pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Em 2021, segundo números do Diário Oficial da União (DOU), o grupo já conseguiu ao menos 15 autorizações da Agência Nacional de Mineração (ANM) no estudo de novas áreas de exploração. Ciente de alguns desses dados e fatos, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito que investigará a proximidade de Jair Renan com os empresários.

A suspeita é de “possíveis crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro”. O grupo empresarial é sediado em Barra de São Francisco, no Espírito Santo, e, segundo O Globo, aposta em Jair Renan para ampliar sua atuação no Brasil e no exterior.

E o carro elétrico seria somente uma das doações a Jair Renan. O filho de Bolsonaro, que administra sozinho uma empresa de eventos, chamada Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, que é dona de um camarote no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, cujas placas de granito foram doadas pela Gramazini Granitos e Mármores Thomazini.

Jair Renan não se manifestou a respeito das informações. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional diz que o atendimento para apresentação de novas tecnologias construtivas “é comum e corriqueiro” dentro do governo federal.

O caçula do presidente da republica completa a lista de filhos de Jair Bolsonaro, alvos de inquéritos na policia, Ministério Público e STF,  por crimes de rachadinhas, fake news e atos antidemocráticos. Agora por crime de tráfico de influência.