Após ameaça de Bolsonaro, Fux aguarda fim do ato em SP para reunir com ministros da Corte

Após ameaça de Bolsonaro, Fux aguarda fim do ato em SP para reunir com ministros da Corte

STF vê ameaça em fala do presidente Jair Bolsonaro; Fux deve convocar ministros da Corte após ato em São Paulo. 

Após ameaça de Bolsonaro, Fux aguarda fim do ato em SP para reunir com ministros da Corte
Presidente Jair Bolsonaro em ato antidemocrático de 7 de Setembro em Brasília. 

As manifestações do 7 de Setembro a favor do presidente Jair Bolsonaro, parece que não abalou a cúpula dos poderes judiciário e Legislativo. Logo após os atos na Praça dos Três Poderes em Brasília com presença maciça de seguidores, Bolsonaro voltou ameaçar os ministros do STF, e deixou a entender para seus fanáticos que deve fechar a Suprema Corte. 

De acordo com a UOL, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) receberam como ameaça o discurso que o presidente Jair Bolsonaro proferiu na manifestação de hoje em Brasília. Para seus apoiadores, o mandatário disse: "Ou o chefe desse Poder (Judiciário) enquadra os seus, ou esse Poder pode sofrer aquilo que não queremos". O fim da frase foi misterioso. Não se sabe ao certo qual seria a consequência. Mas, para integrantes da Corte, o recado foi claro no sentido de que boa coisa não é.

Para a colunista UOL, os ministros estão atentos aguardando como será o discurso de Bolsonaro em São Paulo, previsto para as 16h. Depois disso, o presidente do STF, Luiz Fux, vai conversar com seus colegas para avaliar o cenário. "Vamos esperar São Paulo para ter uma avaliação completa", disse um ministro em caráter reservado à colunista Carolina Brígido.

“Não será feita uma reunião com todos os ministros, mesmo porque eles estão em locais diferentes. A ideia é debater com cada um quais providências a Corte pode (ou não) tomar a partir dos atos de hoje. Será discutido, por exemplo, se a fala de Bolsonaro é passível de ser investigada, ou se é o caso de dar uma resposta institucional ou, ainda, se o momento é de silêncio, para não atiçar ainda mais os ânimos golpistas.” Disse a publicação UOL.

7 de Setembro: a monumental mensagem de Lula que os brasileiros deseja ouvir de um governante. (VEJA AQUI)

Entre os ministros, a avaliação é de que o público das manifestações pelo Brasil foi menor do que o esperado. Não houve tentativa de invasão ao prédio do STF, nem ataque a ministros. A única cena mais forte foi a dos manifestantes tentando remover a grade de proteção instalada na Esplanada dos Ministérios.

Mas a preocupação agora na Corte não é com o número de manifestantes na rua, mas com a repercussão dos discursos de Bolsonaro e com as consequências que os atos podem ter para os próximos dias, ou meses.

PSDB e PSD unidos por impeachment

Com a popularidade do presidente em queda e atos com bolsonaristas nas ruas, parece que não abalaram a certeza de dois grandes partidos em pedir o impeachment de Bolsonaro. 

O PSD já havia anunciado o apoio ao processo de destituição de Bolsonaro se o presidente insistir com escalada autoritária. Hoje, foi a vez dos Tucanos, que ira convocar uma reunião de emergência para a próxima quarta-feira, 8, para tratar da posição do PSDB  em relação a possível processo de impeachment do presidente. 

O PSD de Kassab já havia antecipado no mesmo sentido. Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, da Globonews, Kassab afirmou que, caso a escalada antidemocrática demonstrada por Bolsonaro nos últimos meses continue, o partido poderá apoiar o impedimento de seu mandato.