Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid

Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid

Itapetinga registra 83 casos ativos da Covid-19, e fica em 8ª lugar na Bahia de casos da doença em meio avanço da vacinação no município. 

Mesmo com avanço da vacinação Itapetinga é a 8ª cidade da Bahia em casos ativos da Covid
Itapetinga no ranking das cidades com maior número de casos ativos de covid-19 da Bahia.

Diante do avanço da vacinação contra a Covid-19, Itapetinga no sudoeste baiano vive na gangorra de casos ativos. O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), divulgado no domingo (31/10), revelou que capital da pecuária tem números de casos de pessoas infectadas próximo a municípios, quatro vezes a população de Itapetinga com 76 mil habitantes.  

Nos números de casos ativos da Covid na Bahia, Itapetinga está em oitava colocação.
Nos números de casos ativos da Covid na Bahia, Itapetinga está em oitava colocação. 

Com 81 casos ativos pela Sesab, os números coloca Itapetinga entre as 11 cidades com mais casos da doença na Bahia, que no fim de semana registrou mais duas mortes por covid, um idoso de 89 anos, faleceu no domingo (31/10) e uma idosa de 95 que estava internada em Vitória da Conquista, e veio a óbito no sábado (30). Com as duas mortes, Itapetinga registra 142 mortes pela Covid-19. No boletim da secretaria municipal de saúde, os números de ativos contradizem com da Sesab, que registrou 83 casos ativos.

Secretaria Municipal de Saúde de Itapetinga divulga casos ativos da Covid superior a publicado pela Sesab. 

Com população 4 vezes superior a Itapetinga, a cidade de Vitoria da Conquista com 342 mil habitantes registrou no domingo 88 casos ativos. Itapetinga ainda ficou a frente da cidade de Teixeira de Freitas de uma população de 163 mil. A cidade com mais caso ativos é Salvador que registrou 388 seguidos por Feira de Santana com 174 e Porto Seguro 165.

Com avanço da vacinação, vários municípios da Bahia registram números modestos de pessoas contaminadas com o vírus, mesmo essas cidades terem números de vacinados idênticos a Itapetinga de primeira e segunda dose, além do reforço vacinal. Mas os dados de Itapetinga são ascendentes de casos ativos, assim como o de óbitos. Tudo leva a crer, que a população vem se descuidando sobre os hábitos de proteção adquiridos ao longo da pandemia.  

A oitava colocação de Itapetinga no ranking das cidades com maior número de casos ativos de covid-19 da Bahia, é retrato do desleixo da população com uso da máscara, vital para conter a proliferação do vírus. Fora do centro comercial de Itapetinga nas ruas da cidade já é visto dezenas de pessoas sem uso da proteção. Para muitos, a pandemia acabou.

Casos e mortes por covid avançam em Itapetinga nos últimos 10 dias
Casos e mortes por covid avançam em Itapetinga nos últimos 10 dias. (VEJA AQUI).

As mortes de dois idosos já imunizados no fim de semana em Itapetinga é a resposta para aqueles que acreditam que o pior da pandemia já passou. Para muitos desavisados, um recado.  As vacinas não são 100% de eficácia contra a Covid. Se esses dois idosos morreram, é por que alguém da família levou a doença para essas casas, se tivesse mais cuidado bem provável essas pessoas da terceira idade não teriam morrido.