Casos e mortes por covid avançam em Itapetinga nos últimos 10 dias

Casos e mortes por covid avançam em Itapetinga nos últimos 10 dias

 Em 10 dias, Itapetinga registra 10 mortes e 242 novos casos de contágio por covid-19, em meio a disparada de casos ativos da doença.

Imagens de rostos de vítimas da covid, em Itapetinga. Um alerta, que o vírus continua matando e já são 91 até o momento. 


Da quarta feira (10) a sábado (20), a população de Itapetinga vem acompanhado uma escalada de novos casos e mortes pelo coronavírus no município. Nos últimos 10 dias, foram registrados 10 mortes e 242 novos casos de infecção pelo vírus mortal.

Com uma morte por dia e 24,2 novos casos a cada 24 horas, parte da população do município ainda não se deu conta da extrema gravidade da pandemia e seus efeitos devastadores. É visível o número de pessoas circulando sem o assessório principal contra a covid-19, a máscara, pelas ruas da cidade.

Os números epidemiológicos de Itapetinga, demostram que a cidade continuará a produzir seus cadáveres na pandemia. Na última utilização do sábado (20), os casos ativos de pessoas com a covid-19 chegou a 400 e com tendência de alta. No acumulado, já são 3.803 casos, com 91 mortes e 500 pessoas monitoradas, incluindo, casos suspeitos de contagio pelo vírus.

Se o pacotão de noticias ruim já não bastasse, na noite do sábado (21), a secretaria estadual de Saúde (Sesab), anunciou o colapso no sistema de saúde pública e privada na região do sudoeste baiano, que tem ocupação 100% de leitos de UTIs. Um claro recado para Itapetinga, se tive pessoas evoluindo para caso grave da doença, terá que entra na fila de espera, e aguarda a ‘roleta russa’, do sistema de um morrer ou recupera para ocupar a vaga no leito de UTI.

Com o vírus avançando sob o município, administração Rodrigo Hagge (MDB), dá sinais que está jogando a favor do vírus, a não complementar as medidas restritivas de “toque de recolher” e “lockdown” adotadas pelo governador da Bahia. O prefeito de Itapetinga vive na inércia da gestão contra a covid, e se recusar a colaborar com aumento da fiscalização na pandemia, atributo, hoje, da Policia Militar.

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.518 casos de Covid-19. O boletim epidemiológico da Sesab deste sábado (20) também registra 115 mortes. São 767.134 casos confirmados desde o início da pandemia, e 14.000 tiveram óbito confirmado.

Com o sistema de saúde já colapsado, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu por antecipar os horários de medidas restritivas e endurecer ainda mais. O funcionamento dos serviços não essenciais está proibido em toda a Bahia entre as 18h até 5h do dia 22 de março. A medida também terá validade das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.

A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo, em todo o estado, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery). A mesma medida terá validade a partir das 18h de 26 de março às 5h de 29 de março.