Com pré-campanha eleitoral polarizada entre os Moura vs Hagge, candidatura João de Deus com apoio do deputado Antônio Brito é dúvida.
Na Imagem: Deputado Federal Antônio Brito (PSD), presidente da Câmara de Itapetinga João de Deus (MDB) e ex-candidata a prefeita Katia Espinheira (Podemos). |
Desde que Itapetinga tomou conhecimento que indicação de vice-prefeito na chapa Cida Moura, de ida para o PT, será de Otto Alencar (PSD), e não do deputado federal Antônio Brito (PSD), os bastidores da política de Itapetinga percebeu que decisão final da composição majoritária, no caso, vice-prefeito, encabeçada pela ex-primeira-dama será do senador da república e do govenador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT).
A desautorizada no Brito no meter o bedelho onde não o pertence levou o deputado federal a querer ter um representante na eleição municipal a qualquer custo. Então, o deputado decidiu apostar no presidente da Câmara de Itapetinga, João de Deus (MDB), como pré-candidato a prefeito em uma pré-campanha polarizada entre os Moura vs Hagge.
A insana do deputado Antônio Brito de querer colocar um suspeito de corrupção na chapa Cida Moura (VEJA AQUI) |
Sem garantia de sucesso contra as maquinas públicas governamentais Lula/Jerônimo e da Prefeitura de Itapetinga controlada pelos Hagge. A perspectiva que candidatura João de Deus derreta na absoluta falta de investimentos e apoio diante de uma realidade imposta que Cida Moura prefeita de Itapetinga apoiará em 2026 o filho do senador Otto Alencar, o deputado federal Otto Filho (PSD), e não, Antônio Brito.
Diante da real política, é saber até onde vai o plano de Brito na eleição municipal ao alimentar uma candidatura a prefeito a revelia dos interesses do govenador da Bahia em Itapetinga.
João de Deus pode ter caído na arapuca politiqueira das vaidades ao aceitar peitar uma candidatura rifada no isolamento. O prefeito Rodrigo Hagge tomou dianteira ao excluir o presidente da Câmara e os inconvenientes políticos do União Brasil do seu ninho para prioriza seu próprio tio, o Eduardo Hagge.
Agora o deputado federal leva o emedebista magoado pela rejeição para um campo minado por petistas e gabirabas dispostos a implodi-lo se tentar se lançar a prefeito de Itapetinga. Em uma trajetória experimentada pelo atual vice-prefeito Renan Pereira que tentou na eleição 2008 invadir o espaço eleitoral de Moura vs Hagge e acabou passando vexame nas urnas.
Na época, Renan e José Otavio aprenderam a lição das urnas, resta saber se João de Deus cairá nas mesmas armadilhas do passado ZéOtavista, ou, partirá para troco nos Hagge ao apoiar uma candidatura competitiva que pretenda varrer a velha horda política do mapa itapetinguense.
Antônio Brito erroneamente briga pela sobrevivência política ao lançar João de Deus pré-candidato a prefeito conhecendo com antecedência o resultado final da eleição municipal. Mas o deputado federal esquece que a cidade sempre foi grata por aquele que os ajudaram. Foi assim com Paulo Souto que coleciona vitórias, será assim, com o próprio Brito que continua ajudar a população independente de eleições.