Divisão de cargos do estado com a líder opositora Cida Moura desagrada PT que vê PSD com maior fatia

Divisão de cargos do estado com a líder opositora Cida Moura desagrada PT que vê PSD com maior fatia

Com nova redistribuição de cargos de indicação política do Estado em Itapetinga e região, Cida Moura pode garantir maioria das vagas para o PSD.

Divisão de cargos do estado com a líder opositora Cida Moura desagrada PT que vê PSD com maior fatia
Líder da oposição de Itapetinga Cida Moura (PSD) com governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia em visita ao município.

O Surgimento de novas lideranças políticas baianas na última eleição municipal obriga o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) a fazer ajustes nas distribuições de cargos de indicação política do Estado. E Itapetinga não poderia ficar de fora da divisão de um bolo [cargos] antes dominado pelo PT de Itapetinga na região da pecuária.

O resultado das urnas de Itapetinga de 17 mil votos da líder opositora Cida Moura do PSD determina uma nova demarcação da fatia de cargos de indicação política do Estado em Itapetinga e região. E nessa divisão de interesses, a ex-primeira-dama deve leva sua parte.

PT de Itapetinga é o deputado estadual Rosemberg Pinto que deteve todos cargos do estado em um passado próximo até repartir com um outro aliado do governador da Bahia, o deputado federal Antônio Brito (PSD). Com entrada da líder opositora de Itapetinga na divisão dos cargos ela poderá faturar a maioria das vagas de indicação política.

Na leitura do PT, o PSD ficará com a ampla maioria dos cargos da cidade e região que para os petistas não seria justo, mesmo com suas lideranças da estrela solitária reconhecerem que o resultado do último pleito favoreceu o PSD de Itapetinga pelo fato de Cida Moura ter se candidato no Partido Social Democrático.

As falácias de bastidores é que o deputado Rosemberg Pinto será o maior prejudicado na divisão dos cargos estaduais. Uma queixa vista pelo PSD como injusta já que a líder opositora Cida Moura irá apoia-lo na eleição de 2026.

Parcerias Cida Moura, Lula, Jerônimo já começou?
Parcerias Cida Moura, Lula, Jerônimo já começou? (VEJA AQUI)

No Palácio de Ondina, a disputa caseira agrada o governador da Bahia que pela primeira vez vê um chefe do executivo estadual ganhando projeção de vitória na cidade. Desde que PT chegou ao poder na Bahia jamais ganhou em Itapetinga e Jerônimo Rodrigues poderá quebra a escrita de derrotas de governantes petista no município.

Outro fator favorável ao petista que chama atenção na cidade é uma possível aproximação do prefeito eleito Eduardo Hagge (MDB), com governador Jerônimo Rodrigues que está sendo costurado pelo MDB da Bahia, liderado pelos irmão Vieira Lima.

Brigas pela frente ....

Deixado a batalha diplomática por cargos estaduais entre político de projeção em Itapetinga. Um fronte de brigas e muitas baixarias promete esquentar os bastidores da batalha por cargos na Prefeitura de Itapetinga na gestão Eduardo Hagge (MDB) entre vereadores eleitos.

É de se esperar que a gestão Eduardo Hagge terá pouco cargos a oferecer aos vereadores da base aliada diante de uma delicada situação financeira do município que será deixada pelo atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB). Com oferta de poucas vagas, muitos dos parlamentares entraram em brigas pessoais com direito a rasteiras um com outro na tentativa de angariar o maior número de cargos no município.

Fogo amigo ...

Na real, o prefeito deve enfrentar uma crise entre aliados no início de gestão, com vereador acusando vereador amigo de ter mais cargos na Prefeitura que o outro.