Dirigentes do PT e PC do B, estão sendo acusados de apequenar as legendas opositoras ao aproximar dos gabirabas.
![]() |
Reunião dos dirigentes partidários do PT e PC do B com prefeito Eduardo Hagge (MDB), na Prefeitura de Itapetinga. |
A Federação de partidos do PT, PC do B e PV em Itapetinga vive uma crise existencial que vem gerando conflitos internos dentro das próprias siglas quando não conseguem explicar aos seus filiados e simpatizantes o rumo ideológico da política local e aquém seguir: na oposição ou governista?
O encontro da Federação com o prefeito Eduardo Hagge (MDB), adversário ferrenho na eleição passada, deixa muitos simpatizantes e filiados petistas e comunistas sem chão em busca de explicação sobre encontro com o atual gestor emedebista, meses depois de uma acirrada disputa nas ruas da cidade pela cadeira de prefeito.
A confusão ideológica na federação de partidos tradicionais de esquerda promovida por dirigentes das siglas locais com aceno a governistas gabirabas dá um nó no eleitorado opositor da cidade recém-unido sob a candidatura da líder opositora Cida Moura (PSD).
A reunião no gabinete do prefeito de Itapetinga com partidários da Federação é vista como uma afronta por grande parte de seus simpatizantes, que sinalizam não estarem dispostos a comungarem com gabirabas e seguirem contrários à política da família Hagge.
A confusa explicação dos dirigentes da Federação de continuar na oposição, porém, unir com gabirabas sobre a política estadual de Lula e Jerônimo para a eleição 2026, não convence os partidários da esquerda no município que argumentam que estar juntos na mesma bandeira não significa estar misturados.
![]() |
Aliança PT e gabiraba detona Rosemberg Pinto e fortalece candidatura de Rodrigo Hagge em Itapetinga (VEJA AQUI) |
A imagem de petistas e comunistas com o prefeito Eduardo Hagge levou alguns a questionar o real interesse dos dirigentes do PT e PC do B, que são acusados de apequenar as legendas na cidade ao barrar renovação das siglas para defender interesses privados em prol dos membros das cúpulas partidárias.
E os números das últimas duas eleições, 2020/2024, comprovam as alegações dos filiados sobre o encolhimento e perda de influência do PT e PC do B na cidade.
Na eleição 2020, sem a Federação, o PT ficou na 5ª colocação de partidos mais bem votados em Itapetinga, e o PC do B, penúltimo na lista de 10 legendas, juntos eles somaram 4.102 votos a vereador e prefeito na coligação majoritária com quase 5 mil votos.
Já na eleição 2024, um nítido declínio das legendas da esquerda nas urnas do município na estreia da Federação PT, PC do B e PV, com petistas amargando a 10ª posição de partidos mais bem votados enquanto o PC do B, é último entre as 14 legendas que disputaram o pleito, ao registrar apenas 2.596 votos, com PT obtendo 1.837 votos, e o PC do B com 759 votos. Resultado que garantiu apenas uma vaga de vereador na Câmara de Itapetinga.