3º lugar em pesquisa evidência tamanho da queda de popularidade do prefeito Eduardo Hagge

Queda de popularidade de Eduardo Hagge é atribuído ao não retorno de contratados e aliados insatisfeitos com a nova gestão. 

3º lugar em pesquisa, evidência o tamanho da queda de popularidade do prefeito de Itapetinga Eduardo Hagge
Prefeito de Itapetinga Eduardo Hagge na abertura dos trabalhos da Câmara de Vereadores.

Uma pesquisa interna encomendada pelos aliados do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou a terceira posição do prefeito Eduardo Hagge em eventual disputa a reeleição. Levantamento serve como um termômetro para as eleições estaduais para presidente, governador, senador, deputado estadual e federal.

Segundo pesquisa por telefone realizada após o carnaval e divulgada apenas no sábado, 15, à noite, Eduardo Hagge, prefeito de Itapetinga, aparece em terceiro lugar em eventual nova disputa pela cadeira de prefeito. Dados afirmam que o gabiraba está atrás de sua rival na eleição de 2022, Cida Moura, que retorna à liderança, e de seu próprio sobrinho, Rodrigo Hagge, que aparece em segundo lugar.

A briga familiar com o sobrinho e ex-prefeito de Itapetinga, e interferência na eleição interna da Câmara de Itapetinga, causou um, racha na base aliada, culminando com a rejeição de aliados de campanha eleitoral na nova gestão de Eduardo Hagge, fez desmoronar a popularidade do novo prefeito de Itapetinga em menos de três meses à frente da Prefeitura Municipal. Rodrigo marca o dobro da pontuação de Eduardo.

Tudo sugere que o empreguismo na administração do ex-prefeito e sobrinho impacta significativamente a popularidade de Eduardo Hagge, ao excluir milhares de apoiadores da campanha eleitoral do quadro de funcionários na atual administração. Um fato que favorece Rodrigo Hagge a estar na frente do tio prefeito em pesquisa. É bom lembrar, que diferença do prefeito elieto Eduardo para Cida Moura foi de pouco mais de 3 mil.

Voto presidente…

Em Itapetinga, o eleitorado destaca a superioridade do presidente Lula, com vantagem de 23% sobre Bolsonaro, que está inelegível. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aparece em terceiro lugar com 2,3%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima com 1%.

Para governador...

Na disputa pelo Palácio de Ondina, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigo tem tudo para romper o tabu de cidade carlista na eleição de 2026 e conquistar a primeira vitória na cidade como um líder do PT. Rodrigues é amplamente favorito na cidade, com uma vantagem de 21% sobre ACM Neto, contrariando o resultado da última eleição, quando o ex-prefeito de Salvador conseguiu mais de 60% dos votos válidos da cidade.

A perda de votos carlista em Itapetinga pode estar relacionada à suposta amizade de ACM Neto com o rei do lixo, José Marcos de Moura, dono de uma empresa de limpeza urbana, acusado de fraudar licitações e transportar malas de dinheiro para políticos em Brasília. Isso tem impedido uma nova ascensão do ex-prefeito de Salvador no cenário estadual.

Deputado Federal...

Dois postulantes detêm o domínio dos votos em Itapetinga para as eleições de 2026, os deputados federais Antônio Brito (PSD) e Otto Filhos (PSD), esse, contará provavelmente com o respaldo da líder da oposição, Cida Moura (PSD).

Brito pode alcançar uma vantagem de 7 mil votos, enquanto Otto Alencar, mesmo com o apoio de Cida, pode conseguir pouco mais de 5 mil votos. É importante destacar que o levantamento é opinião de momento dos eleitores.

Batalha pelo estadual...

No entanto, a preparação para a próxima eleição de deputados estadual deve ser liderada por duas personalidades políticas proeminentes na cidade: o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) e o ex-prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).

Prévia de pesquisa em Itapetinga mostra Jerônimo vencedor e Rosemberg sendo devorado por Rodrigo Hagge
Prévia de pesquisa em Itapetinga mostra Jerônimo vencedor e Rosemberg sendo devorado por Rodrigo Hagge (VEJA AQUI)

A análise interna diverge do estudo prévio divulgado pelo IDenuncias há uma semana. Com dados definitivos, Rodrigo Hagge consegue uma votação de 12,5 mil votos, contra 14 mil anunciados anteriormente pelo site. Rosemberg Pinto obteve 4,1 mil votos, contra 3 mil mencionados em publicação anterior. Os números corrigidos do petista em Itapetinga não se distinguem das votações anteriores na cidade, que registraram uma média de 5 mil votos nas últimas quatro eleições locais. 

Novos dados sugerem que haverá queda na votação do deputado petista em Itapetinga.