Estratégia da oposição de Itapetinga é poupar o real adversário de Hagge

Estratégia da oposição de Itapetinga é poupar o real adversário de Hagge



Na tentativa de poupar o adversário do atual prefeito, opositores vetam exposição política do delegado até abril/2020

Estratégia da oposição de Itapetinga é poupar o real adversário de Hagge
Eventual candidato da oposição Delegado Roberto Júnior e atual prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge

Lições do passado demonstra a maturidade da oposição de Itapetinga, quando decide por uma estratégia de poupar eventual desgaste ao real candidato e adversário do atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB).

A discrição dos opositores no momento é preservar o nome que será seu trunfo para eleição do próximo ano, impedindo que haja ataques diretos por parte dos governistas. Mesmo sabedores que todos já arremataram o nome do eventual candidato da oposição, o delegado regional de Policia Civil, Roberto Junior.

A estratégia opositora se assemelha a tática usada pelo MDB/DEM, na nas eleições municipais 2016, para vencer e chegar ao poder, foram precisos unir forças entre partidos algozes no passado. A união dos ex-prefeitos José Otávio e Michel Hagge, foi determinante na vitória incontestável de Rodrigo Hagge.

Hoje, a manutenção desta aliança entre Gabirabas e Bacalhau é imprescindível para uma eventual reeleição do atual prefeito, mesmo diante de brigas internas que abala a convivência harmônica entre os simpatizantes Zé Otavistas, gerando dúvida da manutenção aliada do DEM. 
    
Nos bastidores a sinais constantes de uma ruptura, fruto de uma jogada politica vista por muitos agentes políticos como desastrada de um secretário de educação, que tenta esvazia o importante partido aliado do prefeito Hagge, o Democratas.

Em quanto os governistas se digladiem entre si, a oposição assume uma postura de ataques constante ao governo Hagge, em área sensível como saúde pública, demonstrando que essa vital área não é o forte da administração Gabiraba.

Sem o mesmo brilho do passado quando conquistou uma eleição considerada fácil, Hagge provavelmente deve enfrentar um adversário opositor com ausência de degaste politico, um novato em meio uma onda conservadorista, muito contrario da gestão atual, que vem testando a paciência do cidadão com tentativas de aumento de impostos municipais e certo descaso na saúde.
     
No caminho de Rodrigo Hagge, um delegado regional carismático e popular por suas ações na segurança pública. Roberto Junior também deve enfrentar dificuldades pontuais como a questão de apoio estadual em uma cidade anti-petista, simpáticos ao ex-governador da Bahia Paulo Solto (DEM). 

Roberto Júnior terá que manter certo distanciamento de apoio estadual, se pretende levar sua candidatura a prefeito adiante. Em outro ponto, Júnior, terá de evitar desgaste político na escolha de um partido, com obrigação de indicar um vice sem vinculo a velha politica, caso queria enfrentar um adversário com uma maquina pública nas mãos, de igual para igual.

A oposição vem mantendo o nome de Roberto Júnior distante de polêmicas e de disputas internas até abril de 2020, quando haverá a janela partidária que permitirá a troca-troca de partidos. Com a janela, o real quadro político em Itapetinga se definirá, quem será oposição ou governista.  

Até o momento a oposição trabalha com sabedoria não deixando margem de erros para seus adversários, poupando seu eventual candidato a ataques desnecessários. Mas tudo poderá cair por terra, se a velha vaidade política pairar sobre as cabeças dos opositores na disputa interna por posição como na escolha do vice Prefeiturável.