José Otavio barra ambições de Geraldo após selar dobradinha MDB/DEM 2020

José Otavio barra ambições de Geraldo após selar dobradinha MDB/DEM 2020

Secretário de Educação foi pivô de várias intrigas internar no DEM, levando José Otavio antecipar acordo partidário entre MDB e Democratas.

José Otavio barra ambições de Geraldo após selar dobradinha MDB/DEM 2020
Sucessivas intrigas internas provocada por Geraldo Trindade, no DEM, obrigou José Otavio à antecipar acordo para 2020

Desde quando assumiu o governo municipal, após vitória na eleição 2016, prefeito Rodrigo Hagge (MDB) vem encontrando dificuldades de estabelecer um bom relacionamento com partido Democratas, em outrora, algozes vorazes, hoje, aliados unidos contra o petismo.

Com quase 2 anos e 10 meses de governo, Rodrigo Hagge, encarou as dificuldades de administrar em parceria com os Democratas, devido ao ‘fogo amigo’, que colocou em cheque por diversas vezes a estabilidades da união partidária.

O ‘fogo amigo’ têm endereço certo, ou melhor, dizendo a Secretaria de Educação, comandada pelo ambicioso político Geraldo Trindade, que não anda satisfeito com apenas uma secretária, mas visa a indicação como vice-prefeito para eleição 2020.

Mas para isso, Trindade precisava provocar instabilidade no ninho ‘Carlista’, sobre a liderança do ex-prefeito José Otavio Curvelo. As investidas do secretário da educação, para azedar a relação entre MDB/DEM, não foram poucas. De intrigas internas no DEM as fofocadas que abalaram a relação de Geraldo Trindade com José Otavio.

Com relações abaladas, Geraldo saiu do partido, que há anos empunhou a bandeira do Democratas, sobre sua presidência. Não contente com a saída, decidiu por outra jogada ambiciosa, esvaziar o partido, usando uma legenda que aparentemente está sobre o seu total controle, o PSC dos vereadores José Antunes e Marcio Pio.

A jogada é levar para o PSC, dois vereadores e filiados do DEM, causando um desequilíbrio de força partidária. Os vereadores seriam Naara Duarte e Anderson da Nova, que tudo indica teria caminho já pré-acertado com Geraldo Trindade. Só que o secretário não contava com algum revés, ao tentar fortalecer o partido Cristão, com candidatos potenciais de votos, gerando descontentamento dos vereadores José Antunes e Marcio Pio, que dão sinais de saírem do PSC, na janela partidária que permite a troca de partido sem acarreta em perda do mandato para o parlamentar.

Saturados dentro do Democratas, por denuncias de esquemas de laranjas, a saída de Naara Duarte e Anderson Nova não seria tão péssimo para o partido, afirmou um filiado sob anonimato. Interlocutores próximos do vice-prefeito Renan Pereira (DEM), admite arrependimento do vice ao chancelar o nome de Naara Duarte para presidente da Câmara de Itapetinga, hoje, bombardeada de acusações de irregularidades no Parlamento itapetinguense. Na oportunidade o nome unanime para indicação a presidente da Câmara seria do vereador Fabiano Bahia, rejeitado a dois dias da eleição para escolha do comando do legislativo municipal.

O duro golpe sobre a cabeça de Geraldo Trindade veio quando Dr. José Otavio decidiu pela continuidade da aliança partidária, a voz do líder e ex-prefeito, aniquilou as pretensões políticas do secretário de educação, que terá de se contentar no cargo subalterno.

2020 selado por José Otavio (DEM), prefeito Rodrigo Hagge (MDB), ex-prefeito Michel Hagge (MDB), vice-prefeito Renan Pereira (DEM) e lideranças partidária. Foto blog Sudoeste Hoje.

A decisão do ex-prefeito do DEM reflete na oposição local, que terá de ser hábil em decidir por uma eleição polarizada, se caso, opositores lancem mais candidaturas a prefeito, a reeleição de Hegge é uma vitória certa.