Comércio vai reabrir 'morra quem morrer', diz prefeito de Itabuna

Comércio vai reabrir 'morra quem morrer', diz prefeito de Itabuna

Com 95% das vagas na UTI ocupadas, o prefeito de Itabuna anunciou reabertura do comércio para dia 9 de julho. 


Comércio vai reabrir morra quem morrer, diz prefeito de Itabuna
Prefeito de Itabuna na Bahia, Fernando Gomes


“Morra quem morrer”, mas comércio vai reabrir, essas foram as declarações do prefeito de Itabuna no sul da Bahia, Fernando Gomes (PTC), em entrevista à imprensa ao afirmar que iria reabrir o comércio na próxima semana, mesmo diante da explosão de casos da Covid-19 no município baiano.

Nos últimos dias Itabuna vem registrando números alarmantes de pessoas infectadas pela Covid-19. Até esta quarta (1), a cidade tinha registrado 2.637 casos, com 58 mortes. A cidade é a quinta da Bahia com maior número de casos por 100 mil habitantes.

As declarações foram dadas pelo prefeito de Itabuna em entrevista à imprensa na qual ele anunciou uma prorrogação das medidas restritivas por mais sete dias por causa do alto índice de ocupação de leitos na cidade. E não mais ira postergar o prazo de fechamento do comércio local, prevista para o dia 9 de julho

“Eu não posso abrir uma coisa que eu não tenho cobertura. Então, na dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, eu vou transferir essa abertura. [...] Mandei já fazer um decreto e no dia 9 (de julho) abre, morra quem morrer”, afirmou o prefeito.




Na terça (30), o prefeito Fernando Gomes, havia ensaiado um anuncio da reabertura do comércio, fechado 111 dias. Mas recuo na quarta (1), após receber dados da Secretária de Saúde do município que não havia leitos de UTI disponíveis para pacientes graves da doença. O recuo de Gomes frustrou os comerciantes, que se dizem asfixiados com as crescentes dívidas relativas a aluguéis, faturas, contas de água e luz, folha salarial.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, a cidade de Itabuna possui 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento de pacientes com Covid-19 em três hospitais, sendo 20 adultos e 10 pediátricos. Dos 20 leitos para adultos, 18 estavam ocupados nesta quarta-feira. No hospital pediátrico, cinco dos dez leitos estavam com pacientes graves.

Em nota, a Prefeitura de Itabuna informou que o prefeito Fernando Gomes teve a sua fala mal interpretada. E reafirmou a reabertura do comércio local para o dia 9 de julho, com promessa instalação de dez novos leitos de UTI na cidade.

De acordo com sites de noticias da cidade, a Prefeitura de Itabuna recebeu R$ 86 milhões em verbas extras do governo federal desde janeiro, mas não investiu um só centavo em leitos, respiradores, médicos ou insumos. (com Folha de S.Paulo)