Naara mantém Câmara funcionando com 7 servidores com covid-19

Naara mantém Câmara funcionando com 7 servidores com covid-19

Mais servidores da Câmara de Itapetinga são testados positivos para covid-19. Em meio exigência de Naara em mater Legislativo funcionando.


Naara mantém Câmara funcionando com 5 servidores com covid-19
Câmara Municipal de Itapetinga registra mais casos de funcionários com o novo coronavírus.

È preciso medir o nível de irresponsabilidade das autoridades de Itapetinga no combate a proliferação da covid-19 no município. Do quase abandono de medidas restritivas do Prefeito Rodrigo Hagge (MDB), no pico epidêmico a decisão da presidente da Câmara de Vereadores, Naara Duarte (PSC) em manter o poder Legislativo funcionando com servidores portadores da Covid-19.

Após o IDenuncias revelar que a presidente da Câmara tentou ocultar uma servidora que havia contraído e testado positivo para o novo coronavírus, a presidente Naara requisitou testes para doença nos demais servidores efetivos [concursados] da Casa. O resultado saiu neste domingo (26) a testagem mostrou que mais 6 funcionários deram positivo para covid-19, isso, segundo fontes, e números pode até ser maior que o até agora revelado, já que esses funcionários estavam trabalhando normalmente.

Fontes, afirmaram que os funcionários da Câmara com Covid-19 foram avisados no domingo e na manhã desta segunda-feira (27) pela vigilância sanitária, com recomendações de ficarem em quarentena até novas testagens. 

A decisão obscura da presidente Naara Duarte, na pandemia viral, para com os servidores, após requisitar testagem de funcionários efetivos e exigir a normalidade do funcionamento do Legislativo, mesmo com quadro de efetivos reduzido, ela não mediu o risco eminente de contágio entre servidores, Naara não teve o mínimo de bom consenso em fechar as dependências da Câmara Municipal até a saída do resultado das testagens.

Com os caso positivos para Covid-19, outros funcionários e até assessores parlamentares podem ter contraído a doença através desses portadores do novo coronavírus no intervalo de 8 dias entre as testagens e o funcionamento do Legislativo. E pior, esses servidores além de terem infectados outros colegas de trabalho, certamente levaram o vírus para suas casas.

Não se pode isentar nesse episódio a irresponsabilidade dos membros da Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga, o vice Sargento Alberto, 1º secretário Nailton Negreiro, 2º Sec. Anderson da Nova e 3º sec. João de Deus. Esse vereadores tem poder de influência em exigir medidas de proteção aos servidores do Legislativos, e que nada fizeram, preferiram o silêncio a questionar as decisões da presidente Naara Duarte.   

No domingo (26), o IDenuncias apontou o avanço do novo coronavírus em Itapetinga em meio afrouxamento de medidas restritivas através de decretos municipais.  Na comparação entre o domingo (19) para o sábado (25/07), Itapetinga registrou 85 novos casos positivos para doença além de mais três mortes para Covid-19, isso em um intervalo de apenas 7 dias, dados esses, reflexo do ‘toque de recolher’ com horários da 19hs às 05hs. Em números atualizados Itapetinga registra 724 positivos, 23 óbitos, 113 suspeitos e 490 monitorados.