Com tática dos curados, gestão Hagge ilude o real de 85 novos casos e 3 mortes em 7 dias

Com tática dos curados, gestão Hagge ilude o real de 85 novos casos e 3 mortes em 7 dias

Em uma semana Itapetinga vê casos da Covid-19 avançar sobre reflexo do primeiro 'toque de recolher'.


Gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), tenta mudar o foco de mortes e casos confirmando em Itapetinga, ao propagar pelas redes sociais pessoas curadas na pandemia.


Os números da covid-19 em Itapetinga aceleram em meio à falsa sensação que o pior está passando. Dados do município demonstra a inoperância da gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), na administração da pandemia viral, com decisões acarretadas de interesses políticos e econômicos que sobrepõem a de vidas humanas.

A demonstração que tudo vai de mal a pior, são os dados que mais assusta que exatamente possa causar certo conforto. Comparando o domingo (19) para o sábado (25/07), Itapetinga registrou 85 novos casos positivos para doença além de mais três mortes para covid-19. A última vítima fatal um idoso de 76 anos, faleceu na sexta (24), resultado da testagem foi confirmado no sábado (25).

O avanço da Covid no município é exposto em números, no dia 19/07, Itapetinga registrava 636 casos confirmados, 20 óbitos e 153 casos suspeitos. Uma semana depois, 25, a curva do contágio segue em ascensão como 721 confirmados, 23 mortes e 113 casos suspeitos. Alento, só para os casos suspeitos que registra queda de 40 em 7 dias.

Mudanças na divulgação de dados é a nova tática da administração Hagge em conter estragos políticos com avanço da cCovid no município.

       
O IDenuncias havia antecipado a nova tática do prefeito e de seus aliados emedebistas, que consistem em dá pouca importância aos números de casos positivos e suspeitos da Covid em Itapetinga e destacar nas redes sociais e na imprensa local os casos de pessoas curadas. A ordem é tentar evitar ainda mais desgaste a administração Hagge, após decisão que praticamente abandonou ações restritivas no município.

Quando o prefeito Rodrigo Hagge, decidiu por acatar pedidos de pastores evangélicos para estender os horários do ‘toque de recolher’, das 19hs para 21hs por apoio político na eleição de novembro, o gestor sentenciou o município a um futuro incerto na pandemia, já que uma vacina contra o vírus só em 2021.

Os números que assustam hoje (26), ainda são reflexos do último ‘toque de recolher’ que obrigava isolamento de cidadão a partir das 19hs a 05hs. Com recolhimento noturno estendido para 21hs os dados epidemiológicos para próximas semanas não são nada animadores para os itapetinguenses. A normalidade nas atividades econômica culminada com aglomeração de pessoas diárias deve produzir dados tenebrosos para o amanhã.

A estratégia de contenção, não do vírus, mas do desgaste do prefeito, é exposto em boletins diários enviados a imprensa local. No Boletim epidemiológico, desapareceram os casos suspeitos, destaque mesmo, para pessoas curadas e casos ativos. Curiosamente, após matéria do IDenuncias, a expressão curados saíram dos boletins, hoje, casos recuperados.