Naara oculta informação de servidora com Covid e provoca pânico na Câmara

Naara oculta informação de servidora com Covid e provoca pânico na Câmara

Ao ocultar que servidora esta com coronavírus, Presidente da Câmara expôs funcionários e vereadores ao risco de contágio.


Naara oculta informação de servidora com Covid e provoca pânico na Câmara
As consequência do silêncio da presidente Naara, pode contribuir para um contagio entre servidores público e seus familiares.


A presidente da Câmara de Municipal de Itapetinga, Naara Duarte, que tem prática em ocultar informações de sua administração, fez novamente uso habitual em encobrir fatos, mas desta vez ultrapassou todos os limites racionais da responsabilidade ao reter informação que uma servidora pública da Câmara de Vereadores está infectada com a Covid-19.

A servidora é funcionária antiga do Poder Legislativo, e é cargo de alta confiança, e seu nome não será revelado por política do site de denuncias, que só revela nomes de figuras públicas. Segundo fontes, a servidora que havia contraído o novo coronavírus, estava trabalhando normalmente no Legislativo até sentir os sintomas da doença e ao fazer o teste deu positivo para Covid-19.

Até aí, temos que lamentar e desejar pronta recuperação a servidora da Câmara. Mas o problema não é só fato de mais uma pessoa ter contrair esse terrível vírus. O silêncio da presidente da Câmara desde o afastamento da servidora pela doença pode contribuir para exposição de mais funcionários e vereadores ao vírus.

Ciente sobre a servidora com Covid, Naara decretou suspensão do expediente administrativo na Câmara Municipal de Itapetinga entre os dias 08 e 10 de julho, justificando que seria realizado serviços de limpeza com sanitização e desinfecção predial do Legislativo. Após a limpeza, a Câmara retornou suas atividades interna normalmente, sem que funcionários saiba a verdadeira razão desinfecção do local.

O silêncio irresponsável e criminoso de Naara durou pouco tempo, informação da servidora com a doença ganhou os corredores na Câmara, deixando os demais funcionários em pânico, temendo ter levado o vírus para suas casas, e só veio a público quando o vereador Romildo Teixeira, que teve contato próximo com funcionária pública, soube dos fatos ocultados pela presidente do Legislativo.

Após o vereador Teixeira levar a público, a presidente Naara decretou o fechamento da Câmara entre os dias 16 e 17 e retornando a normalidade na segunda-feira 20. A gravidade nisso tudo, é que funcionários e vereadores retomam as atividades sem realização de testes da Covid. Enquanto isso Naara que de grupo de risco devido a uma doença degenerativa, dá expediente direto de sua residência.


Vereador da Câmara de Itapetinga, Romildo Teixeira.


Nas redes sociais, Romildo Teixeira fez um desabafo e cobrou responsabilidade da presidente Naara para com servidores e vereadores da Câmara e anunciou que entrou em quarentena até a saída do teste para Covid. “Amigas e amigos de Itapetinga, após uma servidora da câmara confirmar positivo para o covid-19, a câmara foi fechada por dois dias. Estou no laboratório  e mesmo sem sintoma algum já agendei o meu teste pelo método de PCR para fazer amanhã, e até o resultado estarei de quarentena em casa como recomenda os órgãos de saúde e peço que todos os vereadores e funcionários façam o mesmo! Tenham responsabilidade com o próximo. Solicito também que a presidente da câmara realize teste em todos os funcionários e vereadores para que os casos positivos sejam isolados e se tenha um controle maior da disseminação da doença!”

Naara também usou as redes sociais para justificar em ‘nota de esclarecimento’, as acusações de omissão. Na nota, a presidente diz que está dotando medidas preventivas na Câmara, e que já tomou providencias para testagem de servidores da Câmara.

“A Vigilância Epidemiológica que tem competência e obrigação de fazer rastreamento, bloqueios e EXAMES que acharem necessários. Desde o mento que fomos informados do caso. Informamos a Vigilância, ao Diretor da Vigilância e só Secretário de Saúde. Solicitando dele a testagem de todos os comunicantes. Suspendemos os trabalhos nesses dias e acompanhando os servidores. Como todos foram orientados desde o início da Pandemia que qualquer sintoma ficasse em casa e nos comunicasse.” Diz Naara que afirmou ainda que a Base Regional de Saúde de Vitoria da Conquista foi acionada. “Vamos dispor os testes para os servidores que serão feitos em forma de escala. De 5/5; [servidores] serão testados.”

Até o momento do fechamento desta matéria, fontes ouvidas afirmaram que nenhum dos funcionários da Câmara havia sido acionado para testagem da Covid-19. Esses servidores retornaram a Câmara na segunda (20) sobre dúvidas se estão infectados ou não, com o novo coronavírus. Haja irresponsabilidade!