'Toque de recolher' em Itapetinga é colocado em cheque após 19 mortes e 560 infectados

'Toque de recolher' em Itapetinga é colocado em cheque após 19 mortes e 560 infectados

Sob 'toque de recolher' números diários de casos da Covid-19 em Itapetinga não para de crescer.


Toque de recolher em Itapetinga é colocado em cheque após 19 mortes e 560 infectados
Casos de pessoas positivos para Covid-19 avança no município de Itapetinga


O avanço de casos do novo coronavírus em Itapetinga, a cinco dias do fim do ‘toque de recolher’ no dia 19 de julho, começa a ser questionada na medida em que os dias passam e os números de pessoas mortas e infectadas só fazem crescer.

Nesta segunda (13), o município registrou dados nada animadores dos dias 12 a 13, foram confirmados mais três óbitos. As vítimas da Covid-19, seriam 2 idosos com idades acima dos 70 anos e um senhor de 43 anos, ambos apresentaram quadro clinico de insuficiência respiratória provocado pelo coronavírus, somando 19 vítimas fatais. Já os números de pessoas que testaram positivo subiram para 560 no total.

Com números crescentes diários com o município sob ‘toque de recolher’, noturno demonstra que a eficácia da medida rígida, pode não está surtido efeito esperado pelas autoridades do município. Levantamento feito pelo IDenuncias apontaram municípios que adotaram o ‘toque de recolher’, como ação para conter a proliferação do vírus, acabaram dobrando os números de casos nestas cidades.

Outro alerta feito pelo IDenuncias, foram os casos crescentes de pessoas suspeitas da doença, nesta segunda (13), registraram mais 200, números que aproximam de casos ativos em Itapetinga que é de 369 infectados. Em relação aos monitorados está estável se mantendo em média de 600 pessoas.

O ‘toque de recolher’ foi uma iniciativa do governador da Bahia, Rui Costa (PT), diante o avanço de casos da Covid em cidades do interior, que tem como objetivo afastar a possibilidade de aglomerações e festas desnecessárias. Na prática impedir que jovens saiam para curtir a noite e levem a doença para suas casas. Segundo o governador em entrevista a CNN.

Só que em Itapetinga a medida é tentar conter a proliferação do coronavírus, liberando as atividades comerciais durante o dia e isolamento social a noite. Uma medida rígida que parece que não está dando certo, diante dados divulgados pela Secretária de Saúde