Azitromicina não tem eficácia contra Covid-19, diz estudos

Azitromicina não tem eficácia contra Covid-19, diz estudos

Depois do hidroxicloroquina, agora é vez azitromicina entra na lista dos medicamentos ineficazes contra a Covid-19.


Azitromicina não tem eficácia contra Covid-19, diz estudos
Antibiótico azitromicina entra na lista dos medicamento ineficazes contra o novo coronavírus.


O antibiótico azitromicina, segundo remédio mais usado no mundo no tratamento de casos graves da covid-19, é ineficaz para combater a doença nesse estágio. Foi o que comprovou uma das maiores pesquisas do mundo feita pela coalizão que integra Hospital Israelita Albert Einstein, HCor, Sírio-Libanês, Hospital Moinhos de Vento, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet). Os resultados foram publicados no periódico científico The Lancet nesta sexta-feira (4).

Os 397 pacientes com covid-19 que participaram do estudo foram divididos, por sorteio, em dois grupos. No primeiro, 214 pessoas receberam azitromicina e o tratamento padrão, que incluía medidas de suporte hospitalar, como oxigênio, uso de outros medicamentos como antivirais e também a hidroxicloroquina, que era parte tratamento para covid-19 quando a pesquisa foi iniciada, em março. No segundo grupo, 183 pessoas passaram pelo mesmo tratamento padrão, mas sem a azitromicina.

O resultado foi o mesmo entre os dois grupos. Uma análise feita 15 dias após o início dos procedimentos mostrou que o remédio não trouxe melhoras na evolução clínica dos pacientes.

“Nosso estudo mostra que a azitromicina para pacientes graves, que precisam de oxigênio, estão entubados, não deve ser rotineiramente prescrita, porque não traz nenhum benefício. O remédio só deve ser usado se, juntamente com a covid-19, o paciente for diagnosticado com uma pneumonia bacteriana, o que eventualmente pode acontecer. afirmou o cardiologista e pesquisador Renato Lopes, diretor da Brazilian Clinical Research Institute e integrante do comitê executivo da Coalizão Covid-19 Brasil.

Além de não apontar benefícios no uso da medicação, a pesquisa mostrou que a azitromicina pode piorar a função renal em alguns casos. As estatísticas não chegaram a ser significativas, mas os números sinalizaram que o quadro de insuficiência renal foi um pouco mais elevado no grupo que usou o antibiótico.

Renato Lopes diz que não é possível afirmar se a azitromicina também é ineficaz para pacientes com sintomas leves, mas avalia que, se o remédio não funcionou em casos graves, raramente tem resultado nos mais amenos. Hoje, o remédio mais usado no mundo contra a covid-19 é a cloroquina, apesar de estudo já terem demonstrado que essa medicação também é ineficaz contra a doença. (fonte O Globo)