O esquema dos 'Guardiões de Hagge' para acobertar mortes por covid em Itapetinga

O esquema dos 'Guardiões de Hagge' para acobertar mortes por covid em Itapetinga

Esquema de aliados do prefeito Hagge, é vetar publicidade em blog e rádios sobre as vitimas fatais da covid em Itapetinga. 

O esquema dos Guardiões de Hagge para acobertar mortes por covid em Itapetinga
Aliados do prefeito Rodrigo Hagge manobra nos bastidores da imprensa local, e proíbe a mídia patrocinados pela Prefeitura a divulgar mortes na pandemia. 



Um esquema descoberto na cidade do Rio de Janeiro, onde o prefeito Marcelo Crivella usava comissionados em cargos de confiança da Prefeitura em portas de hospitais para intimidar a imprensa que disparavam criticas a saúde, tem roteiro quase parecido em Itapetinga. O plano da administração Rodrigo Hagge (MDB) é impedir que a imprensa patrocinada por sua gestão deem publicidade nas mortes ocorrida por consequência da covid-19 no município.

No Rio, servidores de confiança foram taxados pela imprensa nacional de “Guardiões de Crivella” em referência ao grupo de WhastApp. Já por aqui, em Itapetinga o movimento ganha o mesmo simbolismo, quando aliados do prefeito Hagge, manobra na mídia local para acoberta as mortes pelo novo coronavírus , na tentativa de evitar que esses óbitos que hoje (02), que ultrapassa 40, se convertam em ataques na campanha a reeleição de Rodrigo Hagge.

Não há como negar que essas mortes é consequência do abandono da gestão Hagge na pandemia, que ‘liberou geral’, nas atividades comerciais antes de seguir um protocolo de reabertura econômica por etapas como vem fazendo outras cidades brasileiras.

Há quase dois meses, o IDenuncias revelou que a principal motivação do prefeito Hagge, em por um fim nas medidas restritiva foram casuística, na troca de favores entre prefeito e pastores evangélicos. Na barganha, o fim das restrições em troca de apoio político. O resultado dessa barganha é refletido em números, hoje (2), com 1.500 infectados e 43 mortes. Segundo dados atualizados pelo município do dia 1/9.

Com repercussão negativa impedindo uma agenda positiva do prefeito Hagge em plena pandemia e próximo da eleição municipal, o grupo de apoiadores os “Guardiões de Hagge”, vem agindo de forma escancarada, ignorado as mortes pela Covid, em publicações de blog aliados da administração, tendo no mesmo sentido programas de rádio, com ordem de evitar publicidade a todo custo de perdas de cidadãos para o vírus no município. Até o site oficial da Prefeitura de Itapetinga, está embalado no esquema, que é considerado crime contra a Lei da Transparência que exige ampla publicidade.

Na tentativa de construir uma imagem de cidade segura na pandemia, os “Guardiões de Hagge”, não trabalha apenas nos bastidores da mídia local, eles estão nas redes sociais, compartilhando diariamente sua imagem ao lado do prefeito como forma de apoio político, criando uma falsa sensação que o prefeito é franco favorito no pleito. 

De forma sincronizada, esses ‘Guardiões’ nas redes sociais em sua maioria esmagadora são de cargos de confiança indicados pelo próprio prefeito, eles geram disparos nas redes a cada notícia de mortes pela Covid-19, o esquema é sempre o mesmo, morre um cidadão, dá inicio a uma série de compartilhamento de apoio ao prefeito Rodrigo Hagge. 

Para que o esquema dê certo, os “Guardiões de Hagge” inovam, e usam imagens de membros familiares, para dá impressão que tem gente nova apoiando e ao mesmo tempo tirar o foco das mortes sob ombros do prefeito. Infelizmente, o prefeito e seus apoiadores não usam da mesma criatividade para salvar vidas de cidadãos na pandemia. É lamentável!