Governador Rui Costa admite colapso na Saúde da Bahia

Governador Rui Costa admite colapso na Saúde da Bahia

Bahia registra segundo maior número de óbitos, foram 130 novas vítimas em 24 hs.

Governador Rui Costa admite colapso na Saúde da Bahia
Governador da Bahia Rui Costa (PT) vistoria instalações do Hospital Metropolitano antes da abertura.


Ontem (17), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), admitiu que o sistema de saúde do estado entrou em colapso devido ao número crescente de pacientes com covid-19 à procura de vagas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), nas última 72 horas.

A saturação do sistema público de saúde, já havia sido previsto pelo govenador da Bahia, que adotou medidas restritivas rígidas como "lockdown" e "toque de recolher". Mesmo com essa medidas, os casos de pessoas  infectadas com a covid-19, não para de crescer. Para alguns especialistas, só esforço do Estado não é o  suficiente para conter o avanço do vírus, "é preciso a colaboração da sociedade baiana para que o plano de contenção seja verdadeiramente eficaz" afirmou um deles [especialista].   

"É um colapso. Todas as vezes que você tem um número de pacientes grande na fila, esperando... Na medida que você não consegue regular um paciente que precise de UTI em menos de 24 horas, isso já é um sinal de colapso do sistema. A gente leva 42 horas, 72 horas para colocar na UTI quem está precisando, o sistema está em colapso", afirmou Rui, em entrevista à TV Bahia.

O governo da Bahia anunciou na quarta-feira (17) a abertura de 102 novos leitos sendo 30 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para tratar pacientes com covid-19 e, assim, tentar reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde.

Desse total, 46 leitos foram abertos na capital Salvador e 50 distribuídos entre os municípios de Feira de Santana, Caetité, Guanambi e Alagoinhas.

Em seu perfil no Twitter, Rui publicou visita as novas instalações de uma unidade exclusiva para paciente com covid-19, "O hospital [Metropolitano] está todo equipado para começar a atender a partir deste fim de semana. Mas a abertura de mais leitos não será suficiente se não contarmos com a colaboração da população com uso de máscara e manutenção do distanciamento social. Precisamos que cada um faça a sua parte!"

Veja abaixo os locais que receberam novos leitos e a quantidade em cada um deles:

   Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova (16)

    Hospital das Clínicas (30)

    Hospital Regional Dantas Bião (3)

    Hospital Estadual da Criança (23)

    Hospital Geral Clériston Andrade (10)

    Hospital do Câncer de Caetité (10)

    Hospital Regional de Guanambi (10)

"Estamos determinados a salvar vidas e, para isso, o governador Rui Costa autorizou abrir o máximo de leitos possíveis. Somente o Hospital de Campanha Arena Fonte Nova, Hospital Metropolitano e Riverside injetarão na rede 500 novos leitos de UTI e clínicos", afirmou o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

477 esperam por UTI na Bahia

A Bahia registrou ontem 4.749 novos casos de covid-19 em 24 horas, o que representa uma taxa de crescimento de 0,6% em relação ao dia anterior. O boletim epidemiológico de ontem (17) registrou 130 mortes pela doença, sendo o segundo maior número de óbitos em 24h.

Segundo dados da Sesab - Secretária Estadual de Saúde,  apontou que havia 489 pessoas no estado aguardando liberação de leitos de UTI adulta para covid-19. Em relação a leitos de enfermaria, o número de pessoas na fila de espera era de 180. dados da Sesab -Secretária