Após prisão de Valdir, moradores de residenciais temem guerra por pontos de drogas em Itapetinga

Após prisão de Valdir, moradores de residenciais temem guerra por pontos de drogas em Itapetinga

Dominado pelo tráfico, moradores de residenciais estão tenebrosos com possíveis conflito entre traficantes por disputa de pontos de drogas após a prisão de Valdir em MG.

Após prisão de Valdir, moradores de residenciais temem guerra por pontos de drogas em Itapetinga
Edson Valdir Souza Silva, era procurado pela Justiça da Bahia por crimes de homicídio e tráfico de drogas.

A notícia da prisão do traficante Edson Valdir Souza Silva, vulgo Valdir do Sem Terra, pela policia militar mineira na quinta-feira (17), espalhou como pólvora em Itapetinga, principalmente em áreas periféricas do município que de certa forma tem domínio do tráfico de drogas em algumas áreas.

O avanço tráfico em Itapetinga enraizou em condomínios em empreendimentos do ‘Minha casa, minha vida’ no município. Quando o governo federal projetou o programa para cidadãos de baixa renda deixou de fora estrutura de segurança pública, com falha no projeto, traficantes percebeu a oportunidade de fazem desses locais pontos livres de comercialização de drogas, isso, sem surpresa de um cerco policial já que esses locais dá oportunidade de detectar aproximação da Policia a longa distância. Devido à vantagem na estratégica dessas localidades, alguns pontos em bairros, conhecidos como ‘boca de fumo’ foram abandonados pelo tráfico.

Colaboradores do IDenuncias ouviram discretamente alguns relatos de moradores de residenciais destes locais, que temem a segurança com possível confrontos por pontos de vendas de drogas nessas áreas, após a prisão de Valdir do Sem Terra. Por questão de segurança, não citaremos, locais, moradia e identificação de moradores. 

Entre esses moradores do habitar da Minha Casa, Minha Vida, uma cidadã que se livrou do aluguel para o sonho da casa própria. Mas esse sonho em pouco tempo virou pesadelo com o domínio do tráfico nessas moradias habitacionais de baixa renda. Hoje, essa cidadã teme que ela e seus filhos sejam vítimas do tráfico, assim, como teme que seus filhos se envolvam como usuário ou como traficante. Como muitos jovens que desistiram da vida de estudos e trabalho para ser transformarem em mais um soldado do crime. Mesmo esses jovens terem consciência que a vida no tráfico de drogas é curta.   

Como a vida é cheia de oportunidade, seja, pelo bem ou pelo mal, o traficante Valdir do Sem Terra, conseguiu controlar o tráfico de drogas em Itapetinga usando a expertise como principal aliada, com maioria dos traficantes fazendo carreira solo, seus concorrentes foram presa fáceis e tiveram que aceitarem acordos sob ameaças de morte.

Com muitos soldados do crime a sua disposição não houve resistência ao domínio de Valdir, que usou o bairro Américo Nogueira, antes chamado de Sem Terra, como base de usa ascensão no crime. O traficante chegou aliar com uma das criminosas mais procurada da Bahia, conhecida por ‘Dona Maria’, que comandava o tráfico de drogas na região do Sudoeste baiano.

Foragido da Justiça do Estado da Bahia e com mandado de prisão preventiva expedida por um juiz da Comarca de Macarani/BA. Valdir foi preso em Minas Gerais sobre acusação de ser o mandante de uma chacina com 5 mortos na região de Maiquinique. O traficante baiano era considerado um dos onze criminosos mais perigosos da Bahia.

Região do vale mineiro acredita ser próximo a sede da fazenda que pertence ao traficante baiano, Valdir do Sem Terra.

De acordo com relato da Policia Militar mineira, o traficante baiano fez em Minas exatamente o que fazia por aqui [Itapetinga], tocava o terror na região do vale mineiro, com ameaças de morte. Segunda a PM, a trajetória do traficante baiano em Minas Gerais, após ter comprado uma fazenda acima do povoado de Ribeira do Capim Assu, Distrito de Jordânia, começou a ameaçar moradores daquela região. Desde então, a Polícia Militar teria recebido várias denúncias de que Valdir transitava pela zona rural do município de Jordânia, nas madrugadas, com vários homens armados com pistolas e armas longas e inclusive, treinavam tiros dentro de uma mata em fazenda da Região.

povoado de Ribeira do Capim Assu, Distrito de Jordânia
No povoado de Ribeira do Capim Assu, Distrito de Jordânia, o traficante Valdir do Sem Terra ameaçava moradores do pacata região do vale mineiro.

Incluído no ‘Baralho do Crime’ da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, como um dos mais procurados do Estado, Valdir do Sem Terra, representado na carta “K” rei de espada, Edson Valdir Souza Silva, que era procurado por homicídio e tráfico de drogas. Agora preso, Valdir deve ter provável destino, o presidio de segurança máxima de Serrinha a 175 km de Salvador, após tramite judicial. A ida do traficante deve isola-lo do mundo externo, possibilitando seu enfraquecimento como rei do crime na região de Itapetinga.

Traficante Valdir do Sem Terra um dos criminosos bairro mais procurados pelo Estado.