Câmara de Itapetinga deve votar o retorno da Zona Azul. Um mal necessário no Centro Comercial

Câmara de Itapetinga deve votar o retorno da Zona Azul. Um mal necessário no Centro Comercial

Entra em pauta para votação na Câmara de Vereadores o projeto que cria a Zona Azul em Itapetinga em áreas comerciais.

Câmara de Itapetinga deve votar o retorno da Zona Azul. Um mal necessário no Centro Comercial
Câmara de Itapetinga deve votar essa semana o retorno da Zona Azul em Itapetinga.


Ninguém gosta de pagar para estacionar o veículo, mas ninguém gosta de andar às voltas para estacionar também. Assim é o centro comercial de Itapetinga, de ruas estreitas e de cada berma das calçadas ocupadas por carros, como em uma terra sem lei, onde a oferta é para quem chegar primeiro e dá espaço para outro motorista é quase inexistente.

A falta de uma cobrança por tempo de estacionamento em vias públicas no Centro Comercial de Itapetinga vem levando motoristas a acordarem nas primeiras horas da manhã para disputa de uma vaga no coração do município. Como não há cobrança pelo conforto de deixar o veículo estacionando por tempo determinado, o motorista só retirar seu carro em fim de expediente comercial. E pior, os próprios comerciantes estacionam em vagas destinadas aos clientes.

Só que essa comodidade tem um custo. Não para os donos de veículos, mas para o comércio que paga a conta da imprudência. Sem áreas para o estacionamento muitos desistem de comprar no comércio local e decidem pelo conforto das compras online. E assim, todos perdem, o comércio não vende, o município deixa de arrecadar e comerciantes desistem de futuras contratações de pessoal.

Pensando em estancar essa sangria do comodismo, a Câmara Vereadores de Itapetinga, deve colocar em votação o projeto de Lei, de iniciativa da Prefeitura, do retorno da Zona Azul de estacionamento rotativo com cobrança de taxa por tempo de ocupação em áreas demarcada como zona azul. Valores da taxa e áreas de cobrança de acordo com projeto, será através de decreto municipal, que será administrada por uma empresa privada escolhida através de licitação. 

A Zona Azul de certa forma divide comerciantes, para alguns a cobrança deve espantar a clientela, para outros, deve desafogar o centro comercial e permitido uma maior rotatividade e que permita que mais veículos estacionem durante o dia em uma única vaga, por consequência atraindo mais clientela.

Se a Zona Azul será uma opção para o bem ou para o mal, o tempo dirá. Certo, é que do jeito que está não dá para continuar, de motoristas usarem as vias públicas como se o espaço fosse vaga cativa.