TSE quer dá ultimato a Bolsonaro; ou ele prova fraude ou fique inelegível

TSE quer dá ultimato a Bolsonaro; ou ele prova fraude ou fique inelegível

Ministros do TSE e STF defendem que o presidente Bolsonaro fique até inelegível em 2022 caso espalhe fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro.

TSE quer dá ultimato a Bolsonaro; ou ele prova fraude ou fique inelegível
Presidente Jair Bolsnaro pode ser punido por espalhar noticias falsas sobre o sistema eleitoral brasileiro. 


Eleito em 2018 a presidente da republica. Jair Bolsonaro acusa que a eleição daquele ano foi fraudada, e ele acredita ter sido eleito no primeiro-turno da presidencial, porém, nunca presentou prova da fraude eleitoral.

Para conter os excessos do presidente ao disseminar fake News e por colocar em duvidas nosso sistema eleitoral, o corregedor do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Felipe Salomão, quer dar 15 dias para que Jair Bolsonaro apresente as provas que diz ter sobre uma suposta fraude no sistema eletrônico de votações de 2018. O corregedor tem amplo apoio de ministros da corte eleitoral e do STF (Supremo Tribunal Federal). De acordo a coluna Mônica Bergamo/Folha de S.Paulo.

Magistrados afirmam que chegou a hora de colocar travas no comportamento de Bolsonaro e de mandar o recado de que há uma linha que ele não deve ultrapassar. Ou poderá enfrentar problemas mais sérios na Justiça.

Os problemas que Jair Bolsonaro pode enfrentar como cita o corregedor com apoio dos ministros do TSE e STF, é tornar o presidente inelegível na eleição presidencial 2022, caso se comprove que alimenta notícias falsas contra as instituições.

Segundo a colunista, um dos magistrados afirma que a iniciativa de Salomão é um risco no chão, no qual Bolsonaro não deve pisar. 

A contrariedade de integrantes de cortes superiores com as falas de Bolsonaro, consideradas mentirosas e irresponsáveis, ganhou corpo neste ano, quando ele voltou a investir contra a credibilidade do processo eleitoral sem apresentar provas.

Como 2022, está muito próximo e já aponta uma polarização entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro, com petista à frente em pesquisa de opinião pública, é com crescimento das manifestações contra o governo, o presidente da republica aumentou sua artilharia a desfavor do sistema eleitoral brasileiro temendo uma possível derrota na eleição. A estratégia dos bolsonaristas, se caso, concretize a derrota, é alimentar a narrativa que a eleição presidencial foi fraudada para eleger Lula. Típica narrativa norte-americana, após a derrota de Donald Trump para Joe Biden.